Mais
    Início Cidades Inaugurado ginásio esportivo no Jd. Santa Rita de Cássia em Tatuí

    Inaugurado ginásio esportivo no Jd. Santa Rita de Cássia em Tatuí

    No novo espaço, também haverá atividades a alunos “vulneráveis”

    Ginásio de Esportes “Professor Jordão do Canto e Silva” (foto: Fábio Morgado Rotta)
    Da reportagem

    Nesta sexta-feira, 26, a prefeitura de Tatuí inaugurou o Ginásio de Esportes “Professor Jordão do Canto e Silva”, localizado na rua Dionísio Campos Pedroso, 315, no Jardim Santa Rita de Cássia.  O novo dispositivo é um equipamento atrelado à Emef “Professora Magaly Azambuja de Toledo”.

    Por meio da lei municipal 5.390, de 30 de setembro de 2019, sancionada pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, o ginásio recebe o nome de “Professor Jordão do Canto e Silva”, que atuou no ensino de educação física e foi incentivador do esporte na área. A lei é de autoria do então vereador Rodnei Rocha, o Nei Loko.

    Estiveram presentes no evento: o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; os vereadores Paulo Sérgio de Almeida Martins (PRTB); João Francisco de Lima Filho (Cidadania); Renan Cortez (MDB); o vice-presidente da Câmara Municipal, Márcio Antonio de Camargo (PSDB); os secretários municipais Renato Pereira de Camargo, do Governo e Negócios Jurídicos; José Hélio de Oliveira Júnior, da Agricultura e Meio Ambiente; Alessandro Bosso, da Assistência e Desenvolvimento Social; Elisângela da Costa Rosa Cecílio, da Educação; Elaine Leite de Camargo Miranda, dos Direitos Humanos, Família e Cidadania; Tirza Luiza de Melo Meira Martins, da Saúde; Cassiano Sinisgalli, do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; e o chefe de gabinete da prefeitura, Christian Pereira de Camargo.

    Também compareceram a esposa de Jordão do Canto e Silva, a professora Sílvia Regina do Canto e Silva, e seus filhos Bruno do Canto e Silva e Lucas do Canto e Silva. Eles tiveram mais um filho, Jordão Júnior, já falecido.

    Segundo o prefeito Cardoso Júnior, a homenagem ao professor Canto e Silva é “justa e no local certo”. “Tive o privilégio de conhecê-lo, e muitos professores de educação física da minha geração escolheram esta profissão por conta da convivência com Canto e Silva”, enfatizou o prefeito.

    Prefeito Cardoso Júnior, vereador Márcio do Santa, Silvia do Canto e Silva e seus filhos Bruno e Lucas do Canto e Silva durante a inauguração do Ginásio de Esportes “Professor Jordão do Canto e Silva” (foto: Fábio Morgado Rotta)

    “A gente nota o quanto este ginásio será importante para a comunidade do bairro Jardim Santa Rita de Cássia. Gostaríamos que a comunidade nos ajudasse na conservação deste espaço público, que será utilizado para educar e trazer valores às crianças e jovens, além de atividades esportivas”, declarou o prefeito.

    “Após as lutas que tivemos para conseguir reorganizar este espaço, vendo-o todo estruturado, com banheiros e demais equipamentos novos, não tenho dúvidas de que todo o esforço valeu a pena. É um dia histórico para a comunidade e para a nossa cidade”, acrescentou Cardoso Júnior.

    Segundo a secretaria Elisângela, o novo ginásio “é motivo de alegria, já que o local chegou a ser invadido e depredado em um momento em que as obras foram interrompidas”. “Era preciso dar uma solução para o ginásio. Agora, ele também será usado pela comunidade, com festas e eventos”, relatou.

    De acordo com Elisângela, o ginásio funcionará também com o esquema de contraturnos, para que os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da Emef “Professora Magaly Azambuja de Toledo” saiam do período de aula e vão para lá, realizar oficinais de arte, música, teatro e esporte, com professores de educação física.

    “Estes trabalhos serão coordenados pela professora de artes, Potira Lisboa”, complementou a secretária. Outro detalhe frisado pela secretária é o reforço nas disciplinas de matemática e língua portuguesa a ser concretizado no espaço.

    “Pretendemos, uma vez por semana, dar este reforço ao aluno com bom comportamento e que participe dos projetos da oficina”, contou Elisângela.

    Ela reforçou que a comunidade do bairro usará a ginásio no período noturno para atividades esportivas. Para isso, os interessados devem se cadastrar para a utilização, como forma de organizar o espaço.

    Sobre a questão pedagógica no âmbito das oficinas, a secretária expos que a ideia é escolher alunos em “alta vulnerabilidade”, que geralmente ficam nas ruas após o período de aulas, por conta de os pais estarem fora de casa.

    “Muitos acabam tendo acesso às drogas. Com as atividades no ginásio, eles preencherão o tempo livre ganhando conhecimento e com segurança”, acentuou Elisângela.

    Prefeito Cardoso Júnior e a secretaria de Educação Elisângela da Costa Rosa Cecílio no Ginásio de Esportes “Professor Jordão do Canto e Silva” (foto: Fábio Morgado Rotta)

    Para Sinisgalli, o ginásio é um ganho para a zona sul de Tatuí, além de poder ampliar a escola de esportes de base. “A ideia também é estender este trabalho para outros esportes, como o futsal, handball, vôlei, basquete e atividades de lazer”, prevê o secretário.

    De acordo com Sinisgalli, o papel da comunidade na zeladoria do espaço é fundamental para que os trabalhos a serem desenvolvidos, a partir de agora, gerem frutos. “É uma parceria importante, pois a comunidade também poderá apresentar propostas e projetos para as secretarias do Esporte e da Educação”, explanou.

    Para o ex-vereador Rocha, o novo ginásio no bairro facilita a vida de quem reside nele e é adepto a atividades esportivas. “Antigamente, não havia tantos aparelhos como este na cidade. As pessoas tinham que se deslocar e, muitas vezes, desistiam de frequentar. O Santa Rita ganha algo que será valorizado pela comunidade”, sustentou.

    Rocha relembrou dos tempos em que fora aluno do professor Jordão do Canto e Silva. “Em 1987, fomos campeões no vôlei, pela Escola Técnica “Sales Gomes” (Etec). Eu o admirava muito. Canto e Silva foi uma pessoa importante durante a minha vivência escolar. Com seu nome neste ginásio, sua memória será mantida vive pelo povo tatuiano. Nada mais merecido para quem deu sua vida ao esporte”, mencionou o ex-vereador.

    Emocionada com a homenagem, Sílvia, que foi casada com o professor Canto e Silva por 36 anos, enalteceu o nome dele. “Quando perdemos um ente querido, não queremos que as pessoas se esqueçam dele. Jordão foi um marido, pai e profissional exemplar. Estou muito feliz e numa paz muito grande, pois o nome dele será sempre lembrado”, declarou.

    O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Camargo, celebrou a conquista. “Meus pais me trouxeram para o bairro em 1978. O Santa Rita cresceu muito nos últimos anos e precisa de uma atenção especial com relação às nossas crianças e adolescentes”, frisou.

    Para ele, “é através da educação que o mundo construí bons cidadãos para o futuro”. “A iniciativa do Executivo municipal foi imediata. É uma satisfação saber que, com muita luta, as coisas vêm acontecendo e estamos colhendo os frutos para o bem da população que nos elegeu”, salientou.

    O vereador destacou que acompanhara as etapas da obra diariamente e que fiscalizará o funcionamento e a conservação. “Todos os dias eu passava aqui na frente. E agora não será diferente. Vamos olhar e cuidar com amor e com carinho deste ginásio. O trabalho feito será conservado, afinal, ele é a extensão de nossa casa”, acrescentou Camargo.

    O estudante do 8º ano do ensino fundamental da Emef “Professor Alan Alves De Araújo” Victor Hugo Vieira Volpi, de 14 anos, estava presente, juntamente com amigos da escola, e disse ter gostado do novo aparelho esportivo.

    “Quero jogar muitas partidas de futebol e basquete aqui. O ginásio ficou muito bonito e bem estruturado. Espero que mais pessoas venham aproveitar a quadra”, disse Volpi, que é meia-direita nos times do Santa Rita e do XI de Agosto.

    O professor

    Jordão do Canto e Silva nasceu no município de Conchas (SP), em 12 de abril de 1952. Veio para Tatuí ainda pequeno e estudou na Escola “Barão de Suruí” e no Colégio de Ensino Técnico e Comercial de Tatuí. Graduou-se como educador físico, na Faculdade de Educação Física de Tatuí, e em pedagogia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí.

    De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “Silva foi incentivador da educação ao esporte no município, colaborou com a formação educacional e cívica de jovens tatuianos e formou equipes de destaque no cenário esportivo municipal”.

    Ainda segundo a assessoria, Silva foi professor do Club Athlético Paulistano de São Paulo, “mas seu reconhecimento veio mesmo quando esteve à frente das aulas de esporte e educação física, que, por anos, realizou na Escola Técnica ‘Sales Gomes’ e no Colégio Objetivo de Tatuí, formando vários adeptos ao esporte”. Na Escola “Fernando Guedes de Morais”, foi diretor substituto. Participou da instalação e criação da Escola “Professor José Celso de Mello”, no bairro CDHU, no ano de 1999.