Mais
    Início Cidades Prefeitura adquire antigo imóvel do Cosc para instalação de nova escola

    Prefeitura adquire antigo imóvel do Cosc para instalação de nova escola

    Projeto prevê implantação de unidade para os ensinos fundamentais I e II

    Juvenal Rodrigues e o prefeito Cardoso Júnior assinam termo de desapropriação (foto: Fábio Morgado Rotta)
    Da reportagem

    Na quinta-feira, 25, foi realizada, na sala de reuniões do Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”, cerimônia de assinatura do termo de desapropriação de imóvel do Centro de Orientação e Serviços à Comunidade (Cosc).

    Estiveram presentes no evento: o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; os vereadores João Éder Alves Miguel (PSDB) e João Francisco de Lima Filho (Cidadania); os secretários municipais Renato Pereira de Camargo, do Governo e Negócios Jurídicos;  Miguel Ângelo de Campos, da Segurança Pública e Mobilidade Urbana; José Hélio de Oliveira Júnior, da Agricultura e Meio Ambiente; Alessandro Bosso, da Assistência e Desenvolvimento Social; Elisângela da Costa Rosa Cecílio, da Educação; Elaine Leite de Camargo Miranda, dos Direitos Humanos, Família e Cidadania; Tirza Luiza de Melo Meira Martins, da Saúde; o chefe de gabinete da prefeitura, Christian Pereira de Camargo; o presidente do Cosc, Juvenal Marques Rodrigues; o vice-presidente da entidade, Marcelo Leite de Almeida; e, ainda do Cosc, o tesoureiro Antonio Luis Della Terra Rodrigues e os conselheiros fiscais Fernando Bento Mendes e Luiz Carlos Mungai.

    O imóvel, localizado na rua José Ortiz de Camargo, 594, é alugado pela prefeitura e atualmente abriga setores da área de saúde. Foi negociado no valor de R$ 2,1 milhões pela prefeitura, conforme consta no documento do termo de desapropriação amigável. O pagamento será realizado em até 30 dias após a data de transmissão do imóvel por escritura pública.

    Por intermédio do decreto municipal 23.902, de 16 de agosto de 2022, foi declarado de utilidade pública o imóvel. O prédio possui área edificada de 879,80 m2 e área total de 1.321,45 m2.

    Segundo Elisângela, o Cosc procurou a prefeitura com o intuito de saber se haveria interesse em adquirir o prédio. “Como a localização dele é boa, reformular o prédio e destiná-lo à educação seria excelente”, enfatizou a secretária.

    De acordo com ela, o planejamento a médio e longo prazo é de se edificar no local uma escola-modelo, focando em alunos do 1º ao 9 ano do ensino fundamental, além de um amplo auditório.

    “É o início de um sonho, e queremos que seja uma escola de referência. Antes, é preciso reformar todo o prédio e deixá-lo acessível às questões educacionais”, frisou Elisângela.

    Ao lado do imóvel, fica o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que pertence à prefeitura. “Com os dois prédios juntos, poderíamos adequar as estruturas e procurar um outro local maior para o Senai, por conta dos maquinários, por exemplo”, citou a secretaria.

    Para ela, caso o projeto da junção dos dois locais se consolide, há possibilidade de se pensar em reforçar a escola-modelo com a adição do ensino infantil. “Há uma demanda muito grande pela procura por vagas para alunos desta fase educacional. Agora é o momento de fazer um planejamento amplo e eficaz”, pontuou Elisângela.

    Sobre o auditório, por exemplo, ela afirmou que o do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva”) não está mais comportando a demanda.

    “Um novo espaço como este, mais amplo, viria para agregar ao trabalho dos educadores e possibilitaria termos mais atividades e palestras na cidade”, destacou a secretaria.

    Segundo o prefeito Cardoso Júnior, para que as negociações fossem realizadas, a Secretaria de Governo e Negócios Jurídicos buscou o Creci (Conselho Regional de Fiscalização do Profissional Corretor de Imóveis) para a solicitação de viabilidade de toda a documentação.

    Depois, uma equipe do conselho visitou o prédio. “Com isso, foram feitas todas as tratativas juntamente com a presidência do Cosc, para que a negociação fosse efetivada”, explicou o prefeito.

    “Tenho um carinho imenso pelo Cosc e por aquele prédio que há 17 anos abriga a área da Saúde da nossa cidade”, salientou o prefeito. “Agora, nada mais justo que possamos fazer algo lá para o bem da nossa população, que merece nossa plena atenção”, acrescentou.

    Sobre o Senai, Cardoso Júnior declarou que há tempo o Executivo municipal busca um novo local para instalá-lo. Ao mesmo tempo, vem conversando com empresários do polo industrial, com o intuito de levar o Senai para lá.

    “O atual prédio está saturado. Caso haja a possibilidade de mudá-lo para a região industrial do município, faremos um local de excelência, para que comporte adequadamente toda a sua estrutura, com salas amplas, galpões, entre outras questões”, acrescentou.

    O prefeito, que também é professor, falou sobre como vê o ensino atualmente: “Hoje, na cidade, temos um ensino fundamental I muito forte. Quando os alunos saem do ensino municipal e vão para o estadual, sentem a diferença. Por isso, a nossa ideia, com a aquisição do prédio, é que a futura instituição municipal de ensino atenda a esses alunos e a demanda crescente”.

    Para Cardoso Júnior, “o papel da escola mudou em razão dos variados métodos de ensino, dos projetos pedagógicos por áreas, do atendimento a pessoas especiais, da inclusão e oficinais”.

    “Lousa é coisa do passado. Agora, a escola tem que tratar do aluno com integralidade, muitas vezes, substituindo a família. Por isso, queremos trabalhar com todo o carinho esse novo projeto”, finalizou Cardoso Júnior.

    Segundo o vereador Alves Miguel, a aquisição do imóvel do Cosc contribuirá para que a educação do município se expanda e ganhe mais qualidade. “Quanto mais crianças terem a oportunidade de usufruírem da excelência da educação de nossa cidade, melhores cidadãos serão e terão mais oportunidades e condições de vencer na vida”, argumentou.

    Para o presidente do Cosc, Juvenal Rodrigues, transformar o imóvel em uma instituição educacional é motivo de comemoração, pois, segundo ele, “confirma o compromisso do poder público com o ensino na cidade”.

    “Fiquei emocionado ao saber quais eram as intenções, pois oferecer educação de qualidade é fundamental para os nossos jovens. Este é um ato que melhora a cidadania da comunidade tatuiana”, acentuou Rodrigues.