Da reportagem
Neste dia 18, o auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam) foi sede da palestra inaugural do Programa Futuro Cientista em Tatuí, conduzida pelo docente da UfsCar (Universidade Federal de São Carlos) do campus Sorocaba e presidente do Programa Futuro Cientista, professor Fábio de Lima Leite.
O ato inaugural contou com a presença da secretária de Educação, Elisângela Cecílio; do vereador João Éder Alves Miguel (MDB); e de supervisores, gestores, professores, pais e alunos.
Neste ano, o programa, fruto de parceria da prefeitura com a UfsCar, será realizado na Emef “Prof.ª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, para os alunos do 5º ano, e nas escolas do ensino fundamental II, para os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal. As aulas terão início na próxima semana.
De acordo com Elisângela, o Projeto Futuro Cientista busca “adotar cientificamente os alunos para empreenderem e se tornarem talentos da ciência, investindo na formação básica, preparando-os para superar dificuldades e alcançar seus objetivos, promovendo a alfabetização científica por meio de atividades complementares e do acompanhamento da trajetória estudantil”.
“Além disso, é proposto que os jovens participem ativamente do próprio desenvolvimento, por meio de pesquisas em grupo, experimentações, estímulo à dúvida, busca por respostas e raciocínio crítico”, destacou Elisângela.
De acordo com ela, tudo isso é acompanhado, aluno por aluno, abrangendo três aspectos: o desempenho escolar, o comportamento, assiduidade e não envolvimento com drogas, e o apoio da família à proposta. “O projeto acontece nos contraturnos, momentos fora do horário de aula”, explicou Elisângela.
De acordo com ela, o programa abrange um grupo de alunos estimulado a trabalhar com todos os âmbitos da ciência, sendo motivado a criar e a trabalhar com projetos científicos.
“O acompanhado da UfsCar acontece durante todo o ano. Quando o projeto completar um ano, haverá um evento englobando toda a região, com os alunos do projeto, para uma premiação”, complementou Elisângela.
Segundo a secretaria, a parceria com a UfsCar contribui para que o estudante siga no caminho para o ingresso à universidade. “Isso mostrará ao aluno a importância de se pensar em uma carreira e no futuro de sua vida”, complementou Elisângela.
Outro fator enfatizado pela secretaria é o papel dos pais no percurso da vida estudantil dos filhos. “É muito importante o acompanhamento da família. Só participarão do programa os alunos que os pais participem desta etapa. Os pais precisam estar cientes de que seu filho terá de estudar bastante. Dedicação total”, frisou Elisângela.