Da redação
Nesta quarta-feira, 24, às 20h, no Teatro “Procópio Ferreira”, acontece concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí com as participações dos professores e músicos Fernando Deddos, Albert Khattar e Geremias Tiófilo.
O programa inclui obras compostas pelos convidados, além de peças escritas por Sebastião de Barros, o “K-Ximbinho”. A regência é de Marco Almeida Júnior.
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou pessoalmente na bilheteria do teatro, de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h, na rua São Bento, 415, centro.
Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é formada por cerca de 50 integrantes, entre estudantes, professores e músicos convidados.
Segundo a assessoria de comunicação da instituição, o grupo surgiu com o objetivo de promover o intercâmbio entre estudantes de nível avançado e músicos profissionais.
Desde o primeiro álbum gravado, em 1995, intitulado “Compositores Brasileiros”, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí somou 12 álbuns, além de um documentário, lançado em 2007.
Músicos
Fernando Deddos, além de acadêmico, atua como eufonista e pianista em parceria com outros artistas. É doutor em artes musicais pela University of Georgia (Estados Unidos), onde atuou como pesquisador criativo do programa de interdisciplinaridade em artes (ICE).
Ainda é mestre pela Duquesne University e graduado em composição e regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Unespar).
Deddos foi o responsável por gravar o primeiro disco dedicado ao eufônio no Brasil, o “EuFonium Brasileiro”, premiado como o melhor álbum do biênio pela Associação Internacional de Eufônios e Tubas (ITEC, Arizona, 2010).
É também presidente da Associação de Eufônios e Tubas do Brasil e artista “Adams Instruments”, da Holanda, além de atuar em rodas de choro pelo Brasil.
O professor Albert Savino Khattar faz parte do corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como solista frente à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Orquestra Sinfônica Unisinos, Orquestra Sinfônica de Santo André, entre outras.
Khattar foi “tuba solo” da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Orquestra Sinfônica de Santo André, além de ter sido professor visitante do Conservatório de Tatuí. Compôs o álbum “Tuba Brasilis”, considerado o primeiro brasileiro de tuba.
Geremias Tiófilo Pereira Júnior iniciou a carreira musical em 1996, na Universidade Livre de Música Tom Jobim e Escola Municipal de Música. Já participou dos Festivais de Inverno de Campos de Jordão e Tatuí, no período de 1997 a 2004, nas modalidades banda sinfônica e big band.
No ano 2000, recebeu o Prêmio “Luis Arruda Paes”, sendo indicado como bolsista destaque da temporada pela comissão de professores do Festival de Inverno de Campos do Jordão.
O músico prossegue com o projeto de pesquisa, que “abarca a prática interpretativa musical nos ritmos brasileiros, na linha de estudos instrumentais e performance musical”, na Unicamp.