Da reportagem
O “Tatuí Classic Car” promove a sétima edição nestes dias 20 e 21, sábado e domingo. O evento, organizado pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí e pelo Centro Hípico de Tatuí, acontecerá nas dependências do próprio CHT, das 9h às 17h.
A programação deste ano marca a retomada da tradicional exposição após dois anos de inatividade em virtude da pandemia da Covid-19, sendo que, em 2020, houve uma edição em formato virtual, com uma “live” em prol ao Lar Donato Flores.
De acordo com o diretor do Antigomobilismo, Carlos Orlando Mendes Filho, a expectativa é de público estimado em 15 mil pessoas, com a participação de cerca de 400 veículos antigos.
Entre eles, estarão carros nacionais e importados, motonetas, motocicletas e caminhões, vindos de diversas regiões do país. “A expectativa é de que venham mais carros do que na edição anterior”, comentou o diretor.
Completando 13 anos em 2019, o Antigomobilismo programou uma área destinada às crianças, com brinquedos, atrações musicais, praça de alimentação e uma feira de antiguidades.
No sábado, 20, os portões serão abertos às 9h. Às 11h, acontecerá a solenidade de hasteamento das bandeiras e a abertura oficial, com a presença de autoridades.
Logo após, às 12h, às 15h e às 17h, haverá apresentações com os grupos Bicho do Brejo, Creedence Cover e banda Simphony, respectivamente; e às 13h e às 16h, serão realizadas apresentações de atrelagem, com a Estância do Dunga.
No dia seguinte, domingo, 21, os portões serão abertos no mesmo horário, às 9h. Já as apresentações de atrelagem, também com a Estância do Dunga, acontecerão às 11h e às 14h.
Os shows serão realizados às 10h, 12h, 15h e 17h, comandados, respectivamente, por música eletrônica e pelas bandas Boatos, Rubby Woo e Live By Night.
O Tatuí Classic Car faz parte do calendário oficial de eventos do município, por meio da lei municipal 5.199. A deputada estadual Damaris Moura é a autora do projeto de lei 611, que visa incluí-lo no Calendário de Eventos do Estado de São Paulo.
No ano de 2015, o Antigomobilismo Clube de Tatuí, pelos associados, retomou a tradição de promover encontros de veículos antigos na cidade, que eram bastante movimentados nos anos 80 e 90.
A primeira edição aconteceu na avenida Salles Gomes, reunindo por volta de 120 veículos de colecionadores de Tatuí e região. O evento utilizou a estrutura gastronômica disponível na própria avenida e recebeu centenas de visitantes.
A partir do ano seguinte, o encontro passou a ser realizado no Centro Hípico de Tatuí, situado na rodovia SP-141, no trevo da Ceagesp, onde consegue oferecer aos expositores e ao público uma praça de alimentação e espaço com shows nos dois dias.
Na atual edição, haverá a cobrança de ingresso social no valor de R$ 10 (crianças de até dez anos são isentas), com parte da renda destinada à Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí, em Jaú (SP).
Já os veículos devem ter mais de 30 anos de fabricação, sendo que não há necessidade de inscrição prévia para participar.
O local dispõe de estacionamento gratuito e a entrada de alimentos e bebidas é proibida. Mais informações podem ser obtidas no Instagram e no Facebook @antigomobilismotatui, ou pelo telefone/WhatsApp (15) 99710-1000. O Centro Hípico de Tatuí está situado na rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto, junto à rotatória do Ceagesp.
A organização se diz ansiosa para a retomada do evento em formato presencial. Conforme Mendes, são três anos sem o público presente devido ao distanciamento exigido pela pandemia e, com isso, neste ano, a expectativa é de que mais pessoas compareçam.
“Mesmo tendo feito uma edição virtual, em 2020, fica aquela sensação de que está faltando algo. Desde que os eventos presenciais foram liberados, recebo indagações da população sobre a volta do evento, o que nos motiva ainda mais a voltar”, declarou o diretor.