Da redação
Nesta terça-feira, 9, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” realizou noite de autógrafos e lançamento dos livros “O Estágio Curricular Supervisionado em Cursos de Graduação de Psicologia: Avaliação sobre a Implementação da Política” e “O Lugar dos Pais no Tratamento Clínico com Crianças”, escritos pela psicóloga Jociane Marthendal Oliveira Santos. As obras podem ser adquiridas no site www.editoracrv.com.br.
Segundo Jociane, o primeiro livro é fruto da dissertação do mestrado dela, concluído em 2020, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So), do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a orientação do professor Paulo Gomes Lima, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) da instituição.
De acordo com a psicóloga, a pesquisa teve o objetivo de analisar o processo de implementação dos estágios curriculares supervisionados (ECS) nos cursos de graduação em psicologia, após a criação da Lei do Estágio (11.788/2008), considerando a visão de coordenadores e professores supervisores de estágios das instituições selecionadas.
No livro, a autora contextualiza o cenário do estágio curricular supervisionado no Brasil, descreve o processo de introdução de estágio curricular nos cursos de psicologia, compreende a dimensão das políticas de estágio curricular supervisionado, “à luz da abordagem do ciclo de políticas”, e discute as alterações predominantes quanto à organização e oferta dos ECS em psicologia nas instituições selecionadas, a partir das devolutivas dos coordenadores e supervisores”.
Além do levantamento bibliográfico, Jociane acrescenta que realizou entrevistas com coordenadores e professores supervisores de estágios de quatro universidades, entre os quais, alguns atuam há mais de 30 anos e outros ainda estão no começo de suas carreiras – ambos em cursos de psicologia -, para que as opiniões sobre os estágios como uma “política educacional” pudessem ser comparadas.
“Os resultados obtidos contribuem para a análise sobre a formação de psicólogos no Brasil e apresentam os caminhos percorridos na formação desses profissionais no país”, pontuou Jociane.
“A pesquisa apresenta as problematizações que transversalizam os estágios de psicologia, as modificações na legislação e os regimentos que acompanham os movimentos globais do capitalismo, requerendo da estrutura educacional brasileira estratégias no atendimento às demandas sociais e, por outro lado, às demandas do mercado a partir do neoliberalismo”, complementou Jociane.
Para ela, é nesta relação “conflituosa entre a formação ética e as demandas advindas do capital que o estágio se torna o cerne para a investigação e a análise do processo de formação no ensino superior”.
Já o segundo livro, intitulado é um manual para estudantes e psicólogos iniciantes em práticas clínicas com crianças. “A obra apresenta uma proposta de trabalho a ser realizada, com o diferencial de disponibilizar fragmentos de dois casos, para análises que podem ser feitas em sala de aula”, destacou Jociane.