Da reportagem
A revista Isto É publicou, nesta semana, um estudo realizado pela Austin Rating, junto a 5.565 municípios, que avaliou aspectos como qualidade de vida, mercado de trabalho, aplicações em saúde e educação e indicadores fiscais.
Conforme os resultados do ranking, denominado “As Melhores Cidades do Brasil”, Tatuí obteve o primeiro lugar no subgrupo “Responsabilidade Social – Cidades de Médio Porte”.
A Austin Rating é uma agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira. Foi a primeira empresa nacional a conceder “ratings”, os quais correspondem a uma classificação de risco de empresas e governos, servindo para medir a capacidade do agente econômico de arcar com as obrigações financeiras junto a terceiros.
Agências de rating são instituições consideradas fundamentais na economia global, pois avaliam o grau de investimento de determinado ativo. Ou seja: estudam diversos quesitos, como governança corporativa, “risco país” e outros, verificando a qualidade dos investimentos.
À revista Isto É, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior sustentou que Tatuí, nesta administração, “desenvolve um enfoque social dirigido diretamente à população menos favorecida”.
Para isso, segundo ele, “é fundamental o empenho da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, ambas trabalhando com políticas públicas que envolvem outros setores da sociedade”.
“Acreditamos que projetos e ações sociais beneficiem a qualidade de vida de toda a população e, consequentemente, levem ao aumento do índice de desenvolvimento humano (IDH) do município. Dessa forma, receber esse prêmio é prova de que estamos no rumo certo”.
Outro destaque, comentou o prefeito à revista, “é o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), uma referência no estado, atuando desde 2005 na inclusão da população vulnerável no mercado de trabalho por meio de treinamentos e capacitações e, mais recentemente, com aulas de empreendedorismo”.
Cardoso Júnior citou ainda, na publicação, a reestruturação da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, iniciada na gestão anterior. Ele também informou ter inaugurado cinco ecopontos nos últimos meses e que, até o fim deste ano, serão mais quatro.
O prefeito reforçou que a administração “mantém diálogo aberto com a população”. “Sucedemos uma prefeita reeleita, com bons índices de aprovação. Portanto, é dever nosso prosseguir na política que está dando certo e seguir o planejado em conjunto para o quadriênio 2021/2024”.
Para o secretário municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso, “o sucesso vem sendo conquistado ano a ano, com o reordenamento dos serviços, com a abertura dos Centros de Referências de Assistência Social nos territórios mais vulneráveis e com o trabalho das organizações da sociedade civil”.
“Forma-se uma rede socioassistencial que une esforços para proteger e promover ações para que as famílias superem as situações de vulnerabilidade social”, argumentou.
Segundo Bosso, o resultado do estudo feito pela Austin Rating reflete o trabalho da equipe de assistência social em parceria com outras secretarias que desenvolvem políticas públicas de base.
“Os setores de educação, saúde, esporte, cultura, dentre outros, estão conectados. Isso faz com que os projetos se desenvolvam da forma certa”, frisou.