Da redação
No dia 23 de junho, começaram as obras de construção de um muro de contenção na rua Paulo Alfredo Soares. A obra da estrutura beneficiará, com mais segurança, famílias de três bairros: vila Brasil, Village e Residencial Alvorada. A iniciativa é da prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura.
Quando chove, a água encharca o solo, aumentando o risco de desmoronamento do terreno, que é declinado. Segundo a secretaria, “há anos essa situação preocupava os moradores da região, que poderiam até perder suas residências em caso de um desabamento de terra”. O valor da obra está calculado em torno de R$ 800 mil.
O muro de arrimo tem a função de “segurar” a terra, estabilizando a pressão exercida sobre ela, por meio de blocos de concreto. O serviço será realizado no sistema bolsacreto, como ocorreu com as margens do ribeirão do Manduca, em alguns trechos com erosão avançada.
“Essa é uma situação crítica que está sendo resolvida, pois muitas famílias estavam com suas residências comprometidas com a estrutura do local há muito tempo”, declarou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, durante visita ao local.