RAUL VALLERINE
Quando amamos alguém queremos demonstrar constantemente esse sentimento, principalmente em datas especiais, como 12 de Junho!
Todos os anos, no dia 12 de junho, é comemorado aqui no Brasil o Dia dos Namorados. Nessa data, naturalmente, comemora-se o amor e o afeto que existem entre um casal.
Além de procurar o presente perfeito para uma das pessoas mais importantes da sua vida, os casais aproveitam para demonstrar todo afeto e dedicação compartilhados entre ambos, geralmente trocando declarações de amor, presentes, surpresas e outras diversas formas criativas de aproveitar a ocasião.
O ato de comemorar o Dia dos Namorados remete à vida de um santo patrono da Igreja Católica conhecido como São Valentim, um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C. Naquela época, o Império Romano era governado pelo Imperador Cláudio II, sendo imperador de 268 a 270 d.C.
O imperador romano proibiu que os soldados do Império Romano se casassem. Cláudio II via o casamento como um obstáculo que atrapalhava a convocação de novos soldados e que, além disso, tirava o foco dos soldados já convocados. Nesse contexto, surgiu um padre, que também já havia sido médico, chamado Valentim.
Durante o reinado de Cláudio II, passou a realizar casamentos secretos entre os soldados do Império Romano que queriam casar-se, mas não podiam porque a lei proibia. O imperador descobriu que Valentim realizava casamentos clandestinos e, assim, mandou que padre fosse preso.
O imperador romano chegou a oferecer perdão a ele, desde que ele renunciasse a fé cristã, convertendo-se à fé tradicional dos romanos lembrando que o Cristianismo se tornou religião oficial do Império Romano somente em 380.
Como Valentim não aceitou renunciar a sua fé, o imperador ordenou a sua morte. Valentim foi apedrejado e decapitado em 14 de fevereiro de 270. Os relatos contam que, após a morte de padre, algumas pessoas passaram a celebrar a sua memória por todo o serviço que ele havia realizado em benefício dos outros.
Valentim acabou sendo canonizado por sua obra em benefícios dos casais e por supostos milagres realizados em sua vida. A canonização ocorreu durante o pontificado de Gelásio I (492-496).
O papa também ordenou que uma festa em homenagem a São Valentim fosse realizada todo dia 14 de fevereiro, data de sua morte.
Em 14 de fevereiro comemora-se o Dia dos Namorados em grande parte do mundo, nos EUA, por exemplo, a data é chamada de Valentine’s Day, Dia de São Valentim.
Vale dizer que a escolha de 14 de fevereiro por Gelásio I, que foi o 49º Papa da história da Igreja Católica. também se deveu ao fato de que na mesma época da morte de São Valentim acontecia um famoso festival pagão em Roma, o Lupercália.
Nesse festival, celebrava-se a fertilidade e especula-se eram realizados atos com o objetivo de promover a união de casais. A criação de uma comemoração a São Valentim em uma data próxima ao Lupercália era fazer com que a festa pagã perdesse influência e fosse substituída pela comemoração a São Valentim.
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões, Santo Antônio. Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “Santo casamenteiro”.
Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida seja ele qual for. Feliz Dia dos Namorados!