Da reportagem
Na segunda-feira, 6, o coral do Projeto Espaço Feliz, do Lar Donato Flores, apresenta-se no concerto final da 15ª edição do Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens, às 19h, no Teatro Bradesco, localizado no Shopping Bourbon, na cidade de São Paulo.
Orientado pelo maestro Luís Gustavo Laureano, é a segunda vez que o coral participará no formato presencial. A primeira foi na 13ª edição do mesmo evento, em 2017.
No ano passado, os jovens se apresentaram virtualmente, por conta da pandemia. O coral é formado por 60 participantes, no entanto, o projeto de inclusão social oferecido pelo festival permite levar no máximo 20 integrantes.
A inscrição do coral ocorreu em março, com o envio de informações solicitadas para o processo seletivo. Logo depois, a organização aprovou e a equipe recebeu as partituras do repertório, composto por peças eruditas, populares e folclóricas de diferentes idiomas, como latim, inglês, espanhol, irlandês e português.
“Desde então, além das nossas aulas regulares, temos realizado ensaios extras aos finais de semana para que o coral esteja com o repertório plenamente aprendido”, destacou Laureano.
Ao todo, serão três dias de participação, sendo os primeiros dois, 4 e 5, de ensaios com a maestrina convidada, a norte-americana Ruth Dwyer, que foi diretora do Indianapolis Children’s Choir (ICC).
Para Laureano, mais que o resultado e a grande oportunidade de cantar em um dos maiores teatros do Brasil, importa “é ver o engajamento e comprometimento dos coristas participantes em todo o processo de desenvolvimento, vencendo aos desafios propostos pelas músicas, tanto nos ensaios quanto no estudo individual”.
“Estou certo de que esta marcante experiência os prepara não só para um momento, mas para a vida de maneira geral”, complementou.
O Gran Finale é referência na área do canto coral infantil e jovem, conhecido por todo o Brasil. O festival reúne mais de 300 crianças e jovens de corais do país e possui um formato diferente, visto que os corais não se apresentam individualmente, formando dois grandes coros, pré-selecionados.
“O modelo é inspirado no tradicional festival de corais que acontece no Teatro Carnegie Hall, de Nova York”, afirma a organizadora do evento, Lilia Valente.
Luís Gustavo Laureano
Nascido em Votorantim, interior de São Paulo, o maestro Luís Gustavo Laureano é regente, cantor lírico e pianista. É formado pelas Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo, Escola Técnica de Artes e pelo Conservatório de Tatuí.
Laureano foi o primeiro coordenador da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi”, onde fundou e foi o primeiro regente do “Coral Jovem”.
Atua há mais de dez anos no Lar Donato Flores como professor e regente do coral do Projeto Espaço Feliz, com o qual desenvolve ampla atividade artístico-musical e sociocultural.
Atualmente, integra a comissão organizadora do Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (CIMUCI), representando tanto o terceiro setor quanto o estado de São Paulo.
Ruth Dwyer
A maestrina Ruth Dwyer é compositora, arranjadora, editora de coral e autora. É reconhecida internacionalmente como especialista em coral infantil, juvenil e educadora Kodály.
É diretora do Indianápolis Children’s Choir (ICC), em Indianápolis, Estados Unidos. Desde 1988, é responsável pela área de formação musical do ICC, com foco em conteúdo curricular e educação musical através do canto coral, orientação do corpo docente e regência de quatro coros.