Da reportagem
No dia 27 de maio, a prefeitura de Tatuí formalizou a renovação do termo de cooperação técnica para a manutenção da Fatec de Tatuí (Faculdade de Tecnologia).
No encontro, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior recebeu o vice-diretor da Fatec, professor Anderson de Souza, e a assessora técnico de direção Maria Otília Tomazela.
Segundo Maria Otília, tanto a Fatec como as Etec (Escola Técnica Estadual) são distribuídas por São Paulo mediante a manifestação de prefeitos em parceria com o governo do estado, a fim de levar para a população os ensinos superior e técnico “com o perfil e características dos municípios” e conforme as demandas.
“Em 2006, o então prefeito Luiz Gonzaga (Vieira de Camargo) procurou o Centro Paula Souza para fazer uma parceria com o governo estadual, para a implantação da Fatec Tatuí”, lembrou Maria Otília.
“No termo de convênio, há obrigações de ambas as partes e, no decorrer do tempo, isso se concretizou. Tatuí deu o local para a instalação da instituição e, em contrapartida, o Centro Paula Souza entrou com as equipes de professores, administrativa e de gestão”, acrescentou.
Ela destacou que, a cada quatro anos, o convênio tem de ser renovado. “É um termo de cooperação. A gestão estadual mantém a faculdade e o município apoia na implementação. Os compromissos estabelecidos há 16 anos atrás seguem firmados”, complementou.
Segundo dados fornecidos pela Fatec, no início de suas atividades em Tatuí, eram oferecidas 40 vagas. No momento, são 360 vagas semestralmente, sendo que 70% dos alunos matriculados residem em Tatuí. Os cursos mais procurados são os de gestão empresarial e automação industrial, ambos do período noturno.
O ‘Paula Souza’
O CPS (Centro Paula Souza) é uma autarquia do governo do estado de São Paulo, vinculada à SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico). Presente em 365 municípios, a instituição administra 224 Etecs e 75 Fatecs, com mais de 323 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e tecnológicos superiores.
Nas Etecs, mais de 226 mil estudantes estão matriculados entre 224 cursos, voltados a todos os setores produtivos públicos e privados. Já as Fatecs atendem mais de 96 mil alunos, matriculados em 86 cursos de graduação tecnológica em diversas áreas.