Da redação
A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, realizaram em três noites desta semana a operação “Acolhida”.
Com participação do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, a iniciativa teve como objetivo abordar, identificar e oferecer, em caráter emergencial, acolhimento para pessoas em situação de rua.
Cardoso Júnior, em uma das noites, realizou uma postagem no Facebook, afirmando que acompanhava de perto a ação, ressaltando que a “situação humanitária é uma prioridade social de sua administração”.
A operação foi realizada durante as noites de terça-feira, 17, quarta-feira, 18, e quinta-feira, 19, em pontos já previamente identificados pela equipe do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas).
Nas três noites somadas, as equipes abordaram um total de 41 pessoas em situação de rua. Dessas, 17 aceitaram o auxílio oferecido. Entre essas, ao menos dez foram levadas para a Casa de Apoio, cinco, realocadas e uma outra acabou encaminhada para a própria residência.
Segundo o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso, as outras pessoas abordadas recusaram o acolhimento.
“A assistência social é uma política pública que atende quem necessita. Porém, não se pode obrigar que o cidadão aceite os serviços quando oferecidos, pois muitas destas pessoas preferem não ser incomodadas”, completa.
Ainda conforme Bosso, a prefeitura identifica pouco mais de cem pessoas em situação de rua na cidade, sendo que, dessas, 44 estão acolhidas na Casa de Apoio ao Irmão de Rua. Assim, quase a metade das pessoas nessa situação foram atendidas durante a “Acolhida”.
Após a abordagem, os que aceitaram o acolhimento receberam o cuidado necessário, como banho, alimentação e pernoite na entidade. Os que negaram receberam cobertores, doados por parceiros privados.
Conforme informado por Bosso, as pessoas atendidas podem escolher permanecer ou não no local, além de terem a possibilidade de adentrar novamente assim que quiserem, desde que cumpram as regras de horários e comportamentos.
A ação “Acolhida” fora motivada após a prefeitura receber alerta da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), com previsão de frio intenso para esta semana. Segundo levantamento realizado pela empresa Climatempo para o Canal do Boi, Tatuí alcançou a marca de 1,3ºC nesta semana.
Conforme informado pela assessoria de comunicação da prefeitura, enquanto a cidade continuar registrando temperaturas baixas, as abordagens noturnas continuarão a ser realizadas, entre 20h e 22h.
Entretanto, “a equipe de abordagem social, vinculada ao Creas realiza um trabalho continuado, durante o dia, pelo qual identifica, qualifica e oferece serviços socioassistenciais para essas pessoas”, informa Bosso.
A prefeitura, inclusive, solicitou o apoio da população para identificar pessoas em situação de rua na cidade, por meio do telefone da Guarda Civil Municipal (153 ou 199). Segundo Bosso, a prefeitura, inclusive, já respondeu um caso alertado pela população no bairro Santa Rita.
A população também pode entrar em contato, em horário comercial, com a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, pelo número (15) 3305-3895, e com o Creas, pelo telefone (15) 3259-0704.