Fifa anuncia participação de Danilo Manis na Copa do Mundo do Catar

Tatuiano está na lista de árbitros e assistentes divulgada pela entidade

Tatuiano Manis (primeiro à direita) atuou nas eliminatórias para Copa do Mundo (foto: divulgação)
Da redação

O árbitro assistente tatuiano Danilo Ricardo Simon Manis foi selecionado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) e será um dos profissionais brasileiros de arbitragem que irão atuar na Copa do Mundo, no Catar, entre os meses de novembro e dezembro, deste ano.

A entidade máxima do futebol divulgou, na manhã desta quinta-feira, 19, a lista com os 36 árbitros que irão apitar no Mundial, os 69 assistentes que irão bandeirar e os 24 árbitros de vídeo para operação do VAR (árbitro assistente de vídeo).

Em entrevista ao jornal O Progresso de Tatuí, publicada em janeiro de 2019, Manis afirmou que a principal meta profissional dele era a de bandeirar em uma Copa do Mundo, apesar de, ele reconhecer as dificuldades para alcançá-la.

“Há uma série de escadas, e elas não são retas, para que eu faça isso e aquilo, para chegar a ser selecionado para os eventos maiores”, admitiu. “Tem que ser jogo a jogo, bem feito, limpo, e estar preparado para quando a oportunidade chegar”, complementou o árbitro assistente, na ocasião.

Nesta terça-feira, 19, em contato com a reportagem, logo após o anúncio da Fifa, Manis afirmou estava muito feliz e “anestesiado” com a notícia da seleção. “Eu e a minha família estamos comemorando bastante”, celebrou o tatuiano.

Entre os 36 árbitros que apitarão no Catar, a Fifa selecionou os brasileiros Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio. Será a primeira vez, desde a Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil, que o país terá mais de um juiz na principal competição de futebol.

Já entre os árbitros assistentes, além de Manis, a Fifa escolheu os brasileiros Bruno Boschilia, Bruno Pires, Neuza Inês Back e Rodrigo Figueiredo. Neuza será a primeira brasileira a trabalhar como assistente em uma Copa do Mundo e uma das seis mulheres que atuarão na arbitragem no Catar.

Em 2022, pela primeira vez, a Fifa não realizará o torneio de seleções no meio do ano, em virtude do calor no país catari, sendo agendado para ocorrer de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Durante os seis meses até o início da Copa do Mundo, Manis continuará atuando nas principais competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro da Série A e da Série B, além da Copa do Brasil, e continentais, como a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana.