Da redação
Entre os meses de dezembro de 2021 e abril deste ano, a prefeitura de Tatuí, por meio da equipe operacional de poda e corte de árvores urbanas, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou 602 intervenções em vegetação arbórea localizadas em áreas públicas (calçadas, praças e de uso comum).
O trabalho resultou no corte de 213 árvores e na poda de 389, todas provenientes de requerimentos protocolados por munícipes, ofícios de repartições públicas e outros.
Todas as árvores cortadas passaram por avaliação técnica prévia, na qual foi constatada “a real necessidade de substituição, e os cortes foram realizados somente após o cumprimento de compensação ambiental, conforme legislação vigente lembrando que toda árvore cortada deve, obrigatoriamente, ser substituída por outra árvore”, acentuou a assessoria de comunicação do Executivo.
Em decorrência da chuva e dos ventos fortes que atingiram Tatuí na noite de 12 de março (sábado), 127 árvores foram afetadas com queda total e 110 sofreram queda parcial de galhos, sendo que os serviços de corte e coleta dos resíduos foram finalizados na primeira quinzena deste mês de abril.
Na maioria dos casos das quedas das árvores, foi constatada pelo corpo técnico do Departamento de Meio Ambiente, intervenções causadas pela própria população, como: injúrias nos troncos dos exemplares; podas sem autorização, de forma incorreta, deixando as árvores vulneráveis à entrada de patógenos (cupins e brocas); canteiros com dimensões inadequadas, afetando o crescimento das raízes; base das árvores cimentadas, causando o anelamento delas; corte de raízes; e envenenamentos.
Nos últimos meses, a equipe operacional observou crescente demanda de pedidos pelos serviços de poda e corte de árvores urbanas, resultando no aumento do tempo de espera para a execução.
Atualmente, como alternativa para os munícipes que desejam a execução do serviço com brevidade, é possível se obter autorização para contratação de empresa particular, cadastrada junto ao Departamento de Meio Ambiente (com profissional habilitado e equipamentos devidamente licenciados) para realização da poda, ficando o munícipe responsável pelos custos da execução do serviço e pela destinação correta dos resíduos.
Para pedidos de poda, corte ou substituição de árvores em áreas pública ou particular, o cidadão deve protocolar o requerimento na prefeitura, anexando cópia do IPTU do imóvel e RG ou CPF, além de preencher a ficha de requerimento padrão, disponível no setor de protocolo ou no site da municipalidade (https://bit.ly/38OMzQu).
Após finalizado, o pedido será encaminhado aos técnicos do Departamento de Meio Ambiente para as devidas providências.
Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Meio Ambiente, situado na rua Chiquinha Rodrigues, 909, vila Dr. Laurindo, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h; pelo telefone (15) 3205-1082; ou pelo e-mail areasverdes@tatui.sp.gov.br.