Tatuí integra Mapa do Turismo Brasileiro

Aparato norteia divisão de recursos e aplicação de políticas públicas voltadas ao setor

Prefeito participa de rodas de conversa sobre o setor turístico em Congresso Estadual (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou na semana passada o novo Mapa do Turismo Brasileiro, trazendo Tatuí entre as melhores cidades da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”.

O aparato do órgão do governo federal reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e os classifica por vocação turística e impacto no setor de viagem.

Pelo novo mapa, os municípios brasileiros são classificados em categorias que vão de “A” a “E”. Tatuí foi incluída na categoria “C”, junto com Boituva – sendo estas as duas melhores cidades classificadas da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”.

A microrregião é formada por outros oito municípios: Cerquilho, Laranjal Paulista e Porangaba, na categoria “D”; e Torre de Pedra, na categoria “E”. Os demais (Cesário Lange, Quadra, Pereiras e Jumirim) não entraram no mapa.

Conforme divulgado pelo MTur, a categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo a partir de algumas variáveis, como a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

De acordo com os dados disponibilizados pelo MTur, Tatuí somou, no ano passado, 73.269 turistas domésticos, 1.798 internacionais, 8 estabelecimentos de hospedagem e arrecadação de mais de R$ 1,5 milhão.

O secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Tatuí, Cassiano Sinisgalli, avalia a classificação na categoria “C” como “excelente para o município e para a microrregião turística”.

Segundo ele, as categorias superiores, a “A” e “B”, são compostas, geralmente, por grandes metrópoles do país, em virtude dos critérios exigidos por ambas, como a necessidade de uma média de, no mínimo, 167 mil turistas.

“Estar na categoria ‘C’, principalmente após uma pandemia, com dois anos de isolamento social, é uma grande conquista. Agora, com a melhoria da situação epidemiológica, estamos retornando com as atividades voltadas ao turismo e vamos buscar a elevação para a categoria ‘B’ no próximo mapa”, afirmou o secretário.

O intuito da elaboração do mapa, que é realizado a cada dois anos, de acordo com o governo federal, é “auxiliar os gestores municipais a identificarem o desempenho da economia do turismo nas cidades, para que políticas assertivas em prol ao desenvolvimento do setor sejam criadas, sendo assim uma forma de estimular as ações turísticas nos municípios para promover maior diversidade de atividades e a competitividade turística”.

Ao todo, são 2.578 cidades distribuídas em 329 regiões turísticas incluídas na edição de 2022. A Bahia foi o primeiro estado a concluir o processo de inclusão de informações e homologação dos cadastros. Já o estado com o maior número de municípios validados é Minas Gerais, com 567.

Em menos de dois meses, entre fevereiro e março deste ano, a plataforma Sismapa recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou novos cadastros. Esses registros, feitos por gestores municipais, foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo MTur.

Assim, os 280 municípios não incluídos nesta primeira etapa ainda podem ajustar procedimentos ou complementar informações e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.

A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. Com a medida, a plataforma permanece aberta durante todo o ano, segundo a pasta.

O Mapa do Turismo Brasileiro tem 55 municípios na categoria A, que representa as capitais e cidades com maior fluxo turístico, maior número de estabelecimentos, empregos e arrecadação de impostos federais no setor. Outros 211 estão na categoria B, 419 na C, 1.463 na D e 394 na E.

Processo

Os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na portaria 41/2021. Entre eles, possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Além disso, o município tem de comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm 30 dias para homologar os cadastros no sistema do Mapa do Turismo Brasileiro e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no mapa. Após a inclusão, o cadastramento é válido por um ano.

Segundo Sinisgalli, para conquistar a elevação de categoria no mapa de 2024, o município está investindo na divulgação do Cadastur, visando aumentar o número de cadastros dos prestadores de serviços turísticos.

“Muito desta classificação esta ligado ao número de empresas que geram emprego no setor, e Tatuí ainda tem muitos estabelecimentos que não estão cadastrados. Já estamos desenvolvendo a divulgação do cadastro e pretendemos trabalhar ainda mais nesta questão para aumentarmos a pontuação do município e conquistarmos a categoria ‘B’’, apontou o secretário.

Congresso estadual

Visando divulgar os atrativos turísticos de Tatuí, o gestor da SECTL e o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior participaram do 64º Congresso Estadual de Municípios, organizado pela APM (Associação Paulista de Municípios), em Campos do Jordão, de 28 a 30 de março.

No evento, o município teve a oportunidade de divulgar o potencial turístico e a oitava edição da Feira do Doce de Tatuí, nos estandes da Amitesp (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo) e da Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo).

Sinisgalli e Cardoso Júnior participaram de palestras técnicas, com a presença de diversas autoridades, como o vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia; secretários estaduais; o presidente da Amitesp e prefeito de Nazaré Paulista, Cândido Murilo Pinheiro Ramos; e o presidente da APM e ex-prefeito de Campos do Jordão, Frederico Guidoni Scaranello.

No estande, o município realizou uma campanha de marketing turístico, divulgando os atrativos e equipamentos turísticos, por meio da apresentação e da degustação dos tradicionais doces ABC (abóbora, batata-doce branca, batata-doce roxa e cidra), considerados Patrimônio cultural e gastronômico da cidade; e da apresentação musical do grupo Bravo Electro.

“Fomos convidados pela Amitesp e pegamos um dia do estande, no qual montamos um balcão de turismo, onde pudemos divulgar os atrativos turísticos de Tatuí, principalmente a música e os nossos doces caseiros”, acrescentou o secretário.

Dentro das atividades do congresso e a convite do Sebrae, o prefeito de Tatuí participou de encontro com outros prefeitos, no qual apresentou informações sobre o setor no município.

Sinisgalli também participou de reunião com o responsável do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), da Setur-SP, Fábio Montanheiro, tendo como pauta a possibilidade de a entidade realizar uma pesquisa de demanda turística durante a Feira do Doce.

Após a palestra “São Paulo como Potência Mundial do Turismo”, com o secretário do Turismo e Viagens do estado, Vinicius Lummertz, o presidente da Amitesp fez uma homenagem a ele, entregando uma cesta de doces caseiros de Tatuí e o convidando a estar presente na oitava edição da feira, que acontecerá de 7 a 10 de julho, na Praça da Matriz.

Ao término da palestra, o prefeito e o secretário tatuiana também se reuniram, no estande da Amitesp, com o secretário Lummertz, conversando sobre a “magnitude turística” da Feira do Doce a nível estadual e reforçando o convite ao secretário e à equipe da Setur e da Amitesp.

A 64ª edição do Congresso Estadual de Municípios teve como tema “O Novo Municipalismo na Construção da Democracia” e abordou a importância das cidades “na construção de uma sociedade mais justa e democrática, pautada nos princípios de governança e sustentabilidade”.

“Distribuímos mais de 900 doces, entregamos diversos folders sobre a Feira do Doce e tivemos um momento muito importante para a divulgação do nosso potencial turístico e para estreitar relacionamento com as autoridades estaduais. Tudo isso contribui com a nossa classificação no Mapa do Turismo Brasileiro e melhoria do setor turístico tatuiano”, concluiu o secretário.

 

 

Tatuí é uma das mais bem classificadas da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista” (foto: AI Prefeitura)

Prefeito participa de rodas de conversa sobre o setor turístico em Congresso Estadual (foto: AI Prefeitura)

 

Mapa nacional classifica os municípios brasileiros de acordo com a vocação turística (foto: AI Prefeitura)