Da reportagem
A Maternidade “Maria Odete Azevedo” da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí recebeu, na manhã de sábado, 2, uma nova incubadora neonatal. O aparelho, no valor de R$ 38 mil, é uma doação do Rotary Club de Tatuí.
De acordo com a presidente do RC, Alcimira do Carmo Ferrielo Vieira de Camargo, o aparelho estava em falta na unidade hospitalar e será muito importante para ajudar no socorro e transportes dos recém-nascidos.
“Esta incubadora é primordial para a Santa Casa, porque ela é vital para os bebês que nascem com algum tipo de problema leve ou mais grave e é utilizada para fazer a remoção do paciente dentro do hospital ou algum centro maior quando o quadro é grave”, aponta Alcimira.
A presidente explica que a incubadora de transporte foi adquirida por meio de recursos conquistados na “3ª Rotary Gaúcha”, evento que aconteceu nas dependências do Centro Hípico de Tatuí, em novembro de 2021. O aparelho já está em uso na Santa Casa.
Em nota à imprensa, o prefeito de Tatuí classificou a participação dos clubes de serviços, de extrema importância para auxiliar as entidades. “São voluntários envolvidos em causas especiais. Nossos agradecimentos ao Rotary Club de Tatuí, ao Centro Hípico de Tatuí e a todos que colaboraram com este evento”.
Conforme a presidente, tradicionalmente, o evento contribui com a comunidade por meio da arrecadação de fundos e aplicação em projetos do município. Nas duas edições anteriores, recursos arrecadados na festa “Rotary Gaúcha” também foram aplicados na Santa Casa.
Na primeira edição do evento, realizado em 2018, a entidade arrecadou fundos para a comissão de doação de órgãos, intitulado “Vidas Salvando Vidas”, possibilitando a doação de um ventilador, dez mantas térmicas e a criação da “Sala de Humanização e Acolhimento Familiar”.
Na segunda edição, realizada em 2019, o evento possibilitaria a reforma da cozinha da Santa Casa. Porém, a presidente lembra que, pouco antes de iniciar as obras, em meados de abril de 2020, com a chegada da pandemia, ficou inviável qualquer tipo de reformar visto à nova demanda de atendimento.
“Dessa forma, decidimos aplicar 100% dos recursos para o combate à pandemia, quando pudemos contribuir com a compra de materiais de desinfecção hospitalar, adequação das portas dos quartos com visores, confecção de cápsulas de ventilação não invasiva e também a colaboração com a ‘Ação entre Amigos’, onde foram produzidas mais de 15.000 máscaras ‘faceshield’”, lembra a presidente.
O Rotary Club de Tatuí também contribuiu com outros projetos do município, por meio do trabalho voluntário do clube ser serviços, conforme aponta a presidente.
Em 2019, em parceria com a Fundação Rotária, o RC de Tatuí entregou ao Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas), equipamentos adquiridos pelo subsídio global do Distrito 4621 com o projeto “Rotary de Mãos dadas com a Saúde”.
O investimento de R$ 298.002,40, possibilitou a compra de um aparelho de laser oftalmológico PurePoint, um adaptador para lâmpada de fenda (SL1000/Zeiss SL 30), uma lâmpada de fenda SL1000 com mesa e óculos de segurança para laser (532 mm Safety Goggles YAG/532).
“Este foi um projeto também de grande relevância em nosso município, pois mudou a realidade da nossa comunidade, sendo o primeiro equipamento de Tatuí e microrregião. Pacientes portadores de retinopatia diabética aguardavam até dois anos para conseguir uma vaga no Banco de Olhos de Sorocaba, e quando conseguiam muitos já tinham a doença irreversível”, destaca a Alcimira.