Da redação
A exposição “O Som da Terra”, do fotógrafo Vincenzo Daldoss, está em cartaz no Centro Cultural de Tatuí. A mostra segue com visitação, aberta ao público, até o dia 30 de abril, com diversas obras.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, as mostras “demonstram a conexão entre a natureza, o trabalho artesanal e a música, sob um olhar de valorização das raízes culturais”.
Segundo o fotógrafo, a inspiração para a mostra veio da ideia de mostrar a trajetória e a história dos bastidores da confecção artesanal de uma viola caipira.
“Em tempos de produção e consumismo desenfreados, raramente paramos para pensar em como nossos bens materiais foram produzidos e de, como, muitas vezes, não damos o devido valor ao trabalho minucioso dos artesãos”, explica Daldoss.
O profissional iniciou a carreira na fotografia, em 2013, atuando nas mais diversas áreas, como: eventos, festas, ensaios e fotografia publicitária.
A narrativa da exposição explorar o ciclo da viola, desde a matéria-prima na natureza, o trabalho do luthier e a sensibilidade do violeiro ao, finalmente, transformar o processo em música.
A mostra fotográfica poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h. O Centro Cultural de Tatuí está situado na praça Martinho Guedes, 12, centro (antigo Alvorada Clube).
O projeto “O Som da Terra” recebeu recursos por meio do edital de cultura 02/2021, que concedeu prêmios por meio da LAB (Lei Aldir Blanc), e conta com o apoio cultural da prefeitura.