Da reportagem
O governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), promoveu neste sábado, 19, na Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Prof. Wilson Roberto de Camargo”, a entrega de medalhas de honra ao mérito a estudantes que se destacaram nas Olimpíadas do Conhecimento, promovidas pelo MCTI.
O evento contou com participação do ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, do deputado federal Guiga Peixoto (PSL), do coordenador-geral de promoção do ensino de ciências, Roberto Machado Freitas; além de diversos secretários municipais, vereadores e demais autoridades da região.
Centenas de alunos de Tatuí e Cerquilho receberam as medalhas do MCTI referentes às Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA), de 2020 e 2021, sendo 68 estudantes de escolas tatuainas.
De Tatuí, foram premiados 12 alunos de escolas públicas (uma da Escola Estadual “Barão de Suruí” e 11 da Emef “Professor Firmo Antonio de Camargo Del Fiol”) e 56 de escolas particulares (22 do Colégio Objetivo, 15 do Colégio Adventista e 19 do Centro Educacional Sesi).
Parte dos alunos vencedores das diversas categorias da OBA das cidades de Tatuí e Cerquilho recebeu também a bolsa Iniciação Científica Junior – CNPq/MCTI, do Programa Auxílio Brasil. No total, 10 mil alunos foram contemplados pelo governo federal. Na região de Tatuí, sete estudantes participam do programa.
O programa consiste no benefício de R$ 1.000 para a família e 12 parcelas mensais de R$ 100 para o estudante contemplado. O recurso é pago pelo Ministério da Cidadania. Os beneficiados também ganham mentoria em metodologia científica, promovida pelo CNPq/MCTI.
Abrindo os discursos, o prefeito de Tatuí agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância das Olimpíadas Cientificas para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Para o chefe do Executivo, a ação também é uma forma de reconhecer a dedicação dos estudantes.
“Para nós, de Tatuí, é uma data muito significativa. Nos sentimos muito honrados em ter vocês conosco”, afirmou o prefeito, parabenizando o ministro e a equipe dele pela realização das olimpíadas e da cerimônia de premiação.
A secretária municipal da Educação ressaltou o trabalho dos professores, diretores e coordenadores pedagógicos incentivadores da participação dos alunos e parabenizou os estudantes.
O coordenador-geral de Promoção do Ensino de Ciências, Roberto Machado Freitas, também exaltou a participação dos estudantes e destacou que “cada um é especial, e que devem se orgulhar de suas conquistas”.
Guiga Peixoto saudou a todos os estudantes participantes das olimpíadas e ao público presente, fazendo especial ao grupo “Patriotas” (simpatizantes do governo do presidente Jair Bolsonaro), que estava na plateia.
Ele também falou da equipe de governo do presidente, salientando que “somente uma pessoa com a competência de Pontes poderia ocupar o MCTI”. Uma pasta que, segundo o parlamentar, “tem o compromisso com o futuro”.
“Olha quantas crianças estão aqui hoje e o senhor, ministro, é a fonte de inspiração delas. Parabéns, ministro. Este compromisso que o senhor tem com o Brasil é que nos faz continuar”, disse o parlamentar.
O deputado ainda afirmou ter sido o parlamentar federal que mais destinou verbas para Tatuí durante o mandato, “para a constante melhoria de vida do povo de Tatuí e de toda a região”. E finalizou: “Nós queremos um Brasil que tenha compromisso com o futuro e, sem dúvida, este compromisso tem o nome do nosso ministro Marcos Pontes”.
O ministro do MCTI encerrou os discursos mostrando-se entusiasmado com a dedicação dos estudantes premiados nas Olimpíadas Científicas. “Espero que cada um de vocês tenha um futuro brilhante”, declarou Pontes, para iniciar a entrega das medalhas.
A O Progresso de Tatuí, o ministro afirmou gostar de entregar as medalhas pessoalmente, sempre que pode, para incentivar os alunos a seguirem estudando e “na busca pela realização dos sonhos deles”.
“Essa garotada é o futuro. Eu sempre falo no começo dos eventos: olhe do seu lado, pode ser que você tenha aí o futuro ganhador de um prêmio Nobel. Isso é um fato, esses garotos e garotas são talentos, e essas olimpíadas servem para mostrar isso”, disse o ministro.
O governo federal, por meio do MCTI, apoia, em todo o Brasil, mais de 60 olimpíadas de conhecimento, “com o objetivo de desenvolver o pensamento científico na formação do aluno e do cidadão”.
“É importante ressaltar que os estudantes participantes das olimpíadas são de todas as classes sociais. Eles vêm de escolas públicas como eu sou, vêm de unidades particulares, mas todos eles têm a mesma chance”, destacou.
O ministro, que também é tenente-coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), engenheiro e astronauta, contou como iniciou a carreira na Aeronáutica e chegou a ser o primeiro brasileiro a ir ao espaço – feito responsável por torná-lo fonte de inspiração para crianças e jovens.
“É gostoso servir como inspiração. Eu me lembro até hoje de quando era criança e estava em Bauru, minha cidade natal, perto da cerca do aeroclube, vendo o treinamento da Esquadrilha da Fumaça, quando um piloto se aproximou e me chamou para conhecer a aeronave. Ele foi minha inspiração”, contou o ministro.
“Eu peguei na mão do piloto e fui até o avião, onde me explicou todos os detalhes. Aquilo me marcou muito, e até hoje eu me lembro do cheiro do avião, daquela imagem do piloto me ensinando. Para o piloto, era um dia comum, mas, para mim, foi muito especial. Então, é bom fazer parte disso e ser incentivo para os estudantes”, completou Pontes.
Conforme o ministro, “é importante mostrar aos jovens que é possível alcançar os sonhos. Até mesmo os que são considerados impossíveis”.
“Quando eu falava que seria piloto, por ter sido uma criança pobre, ouvi muitas pessoas dizerem que eu não conseguiria. Mas, minha mãe acreditou em mim e me incentivou. Eu procuro ser este incentivador”, disse Pontes.
O ministro destacou que, atualmente, o programa espacial está ampliado no Brasil, e, segundo ele, os estudantes que sonham em tornar-se astronauta, por exemplo, terão mais oportunidades.
“Eu sempre falo: hoje, eles podem ter muito mais oportunidades e ser muito mais do que eu fui. O mais importante para mim, como professor, é isso. É incentivar o aluno a ter cada vez mais sucesso, até mesmo mais do que eu tive”, ressaltou o ministro.
Também a O Progresso de Tatuí, o prefeito apontou que o município é um incentivador da tecnologia, ciência e inovação. “Nós incentivamos estas atividades e, por isso, tivemos tantos alunos premiados, tanto na rede municipal quando na particular”, disse.
“Eu conheço a história do ministro, e acho que todo mundo acaba sendo fã dele, pela história e trajetória que ele tem. É uma honra muito grande Tatuí ter sido escolhida para sediar um evento deste porte”, concluiu o prefeito.