Da reportagem
Atualmente na segunda colocação, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí tem mais três jogos a disputar pelo returno da Conferência Jatyr Schall, em Brusque (SC), para manter-se entre os quatro primeiros colocados e avançar às quartas de final do Campeonato Brasileiro de Basquete 2022.
Encerrando a primeira fase, na Arena Brusque, o “Basquete Tatuí” enfrenta a LSB, de Sorocaba (SP), neste sábado, 19, às 15h, a AZ Araraquara, no dia seguinte, no mesmo horário, e o Flamengo/Blumenau na próxima terça-feira, 22, às 17h15.
O returno da conferência teve início durante esta semana, com duas vitórias tatuianas e um revés. Na tarde de terça-feira, 15, a equipe venceu o Coritiba Monster/Grupo Barigui pelo placar de 81 a 58.
Na tarde de quarta-feira, 16, o triunfo da agremiação local foi por 65 a 53 contra o ADRM Maringá. Contudo, no dia seguinte, os “donos da casa”, o Brusque/FME/Aradefe, superaram a equipe local pelo placar de 78 a 68.
Nas duas vitórias tatuianas, os jogadores Felipe Taddei e William Drudi (também técnico da equipe) foram eleitos os MVPs das respectivas partidas, diante dos rivais paranaenses. Apesar da derrota contra o adversário catarinense, Rafael Castellon foi o “cestinha” do confronto.
Com esses resultados, o Basquete Tatuí venceu seis dos nove jogos e aparece na vice-liderança da conferência, com 15 pontos, porém, com um jogo a mais que o líder Az Araraquara e o terceiro colocado, o Flamengo/Blumenau.
Os quatro primeiros da “Jatyr Schall”, ao término dos dois turnos, classificam-se para a próxima fase, junto às outras quatro equipes classificadas da Conferência “Amaury Pasos”, composta por mais sete equipes.
As oito agremiações classificadas disputarão a segunda fase no próximo mês. As quartas de final serão disputadas no formato “melhor de três”, entre os dias 16 e 18 de abril, sábado e segunda-feira.
As quatro equipes que levarem a melhor classificam-se para o “final four”, que definirá o campeão brasileiro. Os times disputarão a semifinal em 5 de maio, uma quinta-feira, e, dois dias depois, a decisão e a disputa do terceiro lugar. Além do título, a equipe vencedora ainda garante uma vaga na elite nacional, o NBB (Novo Basquete Brasil).