Da redação
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” recebe neste sábado, 19, o espetáculo “Canavial da Esperança: 40 Horas de Paulo Freire”, realizado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo, e pela Companhia de Opinião, com apoio da prefeitura de Tatuí.
São realizadas duas sessões, às 16h e às 19h, com capacidade para 30 pessoas em cada, sempre respeitando os protocolos sanitários de combate à Covid-19.
O espetáculo retrata “uma revolução na história da educação brasileira, que durou cerca de 40 horas em Angicos (RN) e transformou a pequena cidade do Nordeste em um modelo de esperança para o país, por meio de narrativas, músicas, relatos reais e muita emoção”, ressalta a assessoria de comunicação do Executivo.
A peça relembra o momento histórico em que Paulo Freire alfabetizou mais de 300 trabalhadores rurais no curto tempo em que a iniciativa durou.
A peça é exclusiva da Companhia de Opinião, um grupo de teatro que atua na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), fundada por seu diretor e professor Davi Lima, que, neste projeto, atua dando vida ao narrador da história.
O espetáculo tem direção de Guto Campos; dramaturgia da premiada escritora Flor Priscila; produção cultural, sonoplastia e preparação corporal de Lauanda Azevedo; orientação e pesquisa de Flávio Melo; preparação vocal de Fábio Silva; composições de Zé Luiz Rodovalho; e cenografia de Sofia Morás.
“Canavial da Esperança: 40 Horas de Paulo Freire” é um espetáculo livre para todos os públicos, que, com entrada gratuita, fica em cartaz durante todo o ano de 2022, por meio do Proac-SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do estado.