Músico de Tatuí em festival internacional no sul do país

Baterista Cleyton Menezes, aluno do CDMCC, faz participações no Femusc

O baterista Cleyton Menezes, que se apresenta no festival internacional (Femusc Fotos Chan)
Da reportagem

O baterista Cleyton Menezes, aluno do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campo”, de Tatuí, está em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, representando a instituição tatuiana e participando da 17ª Edição do Femusc (Festival Internacional de Música de Santa Catarina).

O festival começou no dia 16 e segue até este sábado, 29, com mais de 50 apresentações abertas ao público no auditório do Centro Cultural Scar. Menezes já fez duas participações no festival e a última acontece neste sábado, no encerramento da programação.

Menezes, que também é bacharelando em bateria pela Unicamp e licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos, explica que sempre busca se aperfeiçoar na profissão de músico.

“Esta é a minha primeira vez no Femusc; quero me aperfeiçoar na música e conhecer novas culturas”, declarou o músico, que já participou do Festival Jazz a La Caje, no Uruguai, entre outros.

Para Menezes, que é natural de Santa Catarina e morador de Tatuí, cidade onde estuda música, “estar no festival é mais uma oportunidade para aprender e se colocar no trilho do cenário musical do país”.

“Vim como aluno, estou tocando, estudando bastante, fazendo muitas aulas todos os dias, ensaiando e participando de concertos no teatro. Está sendo uma experiencia muito bacana, e estou aprendendo bastante aqui”, disse o músico ao jornal O Progresso de Tatuí.

Os principais concertos serão transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo Canal do YouTube do Festival no https://www.youtube.com/user/institutofemusc.

O Festival de Música de Santa Catarina, também conhecido como Femusc, é tido como o maior festival-escola não competitivo do Brasil, realizado anualmente na cidade de Jaraguá do Sul.

O evento reúne músicos profissionais e estudantes, que dividem a sala de aula em formações específicas para instrumentos musicais, regência, bandas e outras combinações, e compartilham o palco em apresentações abertas ao público, com entrada franca.

Conforme a assessoria de comunicação do festival, diariamente, o público pode prestigiar diferentes apresentações, divididas em quatro séries: shows de música popular (série MPB), concertos de música barroca, clássica e colonial (série “Música Antiga”), concertos orquestrais, óperas e música de câmara (série “Grandes Concertos”), além de palestras informativas (série “Musicalmente Falando”).

Na 17ª edição, o festival reúne músicos profissionais e iniciantes em workshops com os principais profissionais da área, apresentam-se diariamente em grandes espetáculos em diversos pontos culturais da cidade.

Entre os destaques, estão músicos como Jane Duboc, uma das grandes vozes da MPB, Marc Destrubé, do violino barroco, a cravista Béatrice Martin, que tocou na abertura da nova Filarmonie de Paris, e Fernando Cordella, um dos principais cravistas da geração.