Da redação
A prefeitura de Tatuí, por meio do Núcleo de Artesanato e Economia Criativa, da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, realizou, em parceria com a Associação Tatuiana de Artesanato (ATA), uma pesquisa de demanda para diagnosticar o impacto gerado na última edição da Feira de Artesanato – Especial de Natal, que aconteceu em dezembro, na Praça da Matriz.
Da pesquisa, participaram 18 artesãos, que, junto do setor gastronômico da feira, tiveram mais de 1.243 peças de artesanato vendidas e 5.200 produtos gastronômicos comercializados, resultando em faturamento de, aproximadamente, R$ 40 mil.
“O valor é 20% maior que o obtido na feira de dezembro de 2020. A verba justifica o valor de R$ 26 mil investidos em matérias primas, embalagens e decorações”, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura.
Além disso, foram gerados sete empregos temporários nesta edição, que, somados, totalizaram 44 pessoas que trabalharam direta ou indiretamente, entre produção e vendas.
Visitantes de diversas localidades também marcaram presença na feira, como: Peruíbe, Salto de Pirapora, Campinas, Sorocaba, São Paulo, Itapeva, Itu, Cerquilho, Boituva, Iperó, Quadra, Capela do Alto, Recife (PE), Salvador (BA) e Curitiba (PR). Um turista australiano que estava hospedado em Tatuí também conheceu os estandes.
De acordo com os artesãos, o que contribuiu para o aumento das vendas foi a realização simultânea do “Natal Musical” na Praça da Matriz, que estava toda decorada.
Eles classificaram como “excelente” o empenho das equipes da prefeitura de Tatuí, que trabalharam e prestaram apoio durante todo o evento (equipe de limpeza, Guarda Civil Municipal e de elétrica).
Os resultados da pesquisa, que possibilitarão a execução de ações e planejamento para as atividades futuras, serão, em breve, apresentados em reunião para a Associação Tatuiana de Artesanato.