Divisão de proteção animal de Tatuí promove a feira ‘Adote um Aumigo’

Praça da Santa recebe neste domingo diversos cães que aguardam adoção

Mais de 70 cães aguardam por adoção no Canil Municipal (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tatuí, promove neste domingo, 19, a Campanha de Natal “Adote um Aumigo”, em incentivo à adoção de cães que vivem no Canil Municipal.

A feira de adoção ocorrerá na praça Martinho Guedes, a Praça da Santa, das 9h às 13h. De acordo com a organização do evento, no local, haverá diversos cães de idades variadas, “esperando para serem adotados”.

A médica veterinária da Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Souza, conta que a ideia da feira surgiu dos funcionários do canil juntamente com a Divisão de Proteção Animal e da vereadora Gabriela Xavier.

“Fizemos uma reunião e surgiu a ideia de realizarmos essa campanha próxima ao Natal”, afirmou a veterinária, explicando que, nesta época do ano, aumentam os casos de abandono de animais.

“Devido às viagens para as festas de final de ano, os tutores dos animais vão viajar e, quando não têm com quem deixar o animal, resolvem abandonar”, argumenta Gabriela.

Segundo ela, somente em dezembro deste ano, o número de ligações de pessoas pedindo acolhimento para cães na Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal (serviço que não é prestado pelo órgão) triplicou em Tatuí.

“Recebemos cerca de cinco ligações de pessoas querendo se desfazer dos bichinhos e que o canil recolha. Entretanto, só neste mês, em que ainda estamos na metade, já recebemos mais de 15 ligações de pessoas querendo doar os animais”, informou a veterinária.

Gabriela disse que o departamento acredita no incentivo à adoção responsável como “uma forma de mostrar à população que o animal não é descartável”.

“Além disso, poderemos mostrar, para quem ainda não sabe, que a prefeitura tem a Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal, responsável por fiscalizar crimes de maus-tratos e casos de abandono”, apontou.

Conforme Gabriela, todos os cães disponíveis para a adoção (cerca de 70 animais) estão vacinados e castrados (ou com a castração garantida). Ou seja, “apenas aguardam um lar que os receba com muito amor e carinho”.

Ainda segundo a responsável pela campanha, nem todos os animais estarão presencialmente na praça, para evitar o estresse entre eles no deslocamento.

Entretanto, haverá fotos de todos os animais no local. Assim, se houver interesse em determinado cão, a pessoa poderá se dirigir até o Canil Municipal para fazer uma visita.

A veterinária ainda lembra que a feira de adoção está dentro da campanha Dezembro Verde, uma ação de conscientização brasileira realizada em vários municípios com foco em combater o abandono e os maus-tratos contra animais.

Este é o primeiro ano em que Tatuí adere à campanha, por meio da lei municipal 5.554/2021. A legislação que instituiu o mês como Dezembro Verde foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior em outubro deste ano.

Conforme a lei, a instituição do Dezembro Verde tem como objetivo conscientizar a população de que o abandono de animais é crime, além de ser ato cruel que pode condenar o animal abandonado à morte (lei federal 14.064/20).

A ação ainda visa “dar maior visibilidade ao tema, estimulando a prevenção ao abandono de animais, empregando recursos visuais de impacto; contribuir para a melhoria dos indicadores relativos ao abandono de animais; e ampliar o nível de resolução das ações direcionadas ao abandono de animais por meio de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área”.

“Através de ações educativas, a população reflete sobre a importância do animal de estimação e da guarda responsável, que evita penalidades previstas nas leis da natureza”, acentua a organização do evento.

Além do objetivo principal da campanha, que é a luta contra o abandono, outros tópicos também são ressaltados, como as consequências do desamparo e questões de saúde e segurança públicas.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3205-1082 ou 3205-1199. A Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal fica na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na rua Chiquinha Rodrigues, 909, vila Dr. Laurindo, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.