Tiago Augusto lança primeiro disco autoral da carreira em ‘streaming’

Álbum com 5 músicas inéditas estará nas plataformas a partir do dia 22

Tiago Augusto
Da reportagem

O cantor e compositor Tiago Augusto lançará nesta semana o primeiro disco autoral da carreira. O álbum, intitulado “A Saga dos Sonhos”, estará disponível a partir de sexta-feira, 22, nas principais plataformas de “streaming” (Spotify, Apple Music, Deezer e outras).

“Composição sempre foi minha área, sempre foi o que mais gostei de fazer dentro da música e agora, finalmente, estou conseguindo lançar o meu primeiro disco autoral, com músicas criadas ao longo do tempo”, conta o cantor.

Serão lançadas, na plataforma digital, cinco músicas inéditas no estilo “folk” – todas as faixas de autoria própria: “Velho Mundo”, “Mary John”, “Coragem”, “Caravana” e “O Cantador”.

“O disco retrata a trajetória de todos aqueles que buscam encontrar seu caminho diante da vida. Ele é um convite a se desvendar novas terras, novos mundos, novas dimensões”, descreve o autor.

“Um lugar onde a magia e a realidade, revestidas de poesia, abrem caminho em direção à vastidão do mais misterioso de todos os territórios: a alma humana”, acrescenta.

O músico está morando em Tatuí desde 2015, quando ingressou no Conservatório, no curso de violão clássico. Ele é natural de Socorro (SP) e começou a estudar música ainda criança, sob a influência do pai, que também é músico e compositor. Contudo, buscou a escola tatuiana para “ganhar mais conhecimento”.

As faixas foram gravadas em dois estúdios de Socorro (SP), com ajuda de parceiros e amigos do cantor e compositor, como Rafael Bertelli e Vitor Souza.  A capa é uma produção da designer Luiza Devassa, de Boituva (SP).

O músico classifica o primeiro trabalho lançado como “um dever cumprido”. “É um sentimento de realização enquanto ser humano. Ver este trabalho pronto éo fechamento de um ciclo, depois de tanto tempo na música”, sustenta.

Segundo Tiago Augusto, ainda há novas músicas que devem ser lançadas em breve. A intenção, conforme o compositor, ainda é formatar um disco em mídia física, com todas as faixas já lançadas na plataforma digital.

Tiago Augusto também é violonista e ator. É graduado em história pela Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista, atuou como professor da área na rede pública e privada durante seis anos.

Em 2015, iniciou os estudos de violão clássico no Conservatório de Tatuí, onde passou a realizar diversos trabalhos em parceria com o setor de artes cênicas, criando trilhas sonoras para espetáculos e executando canções de repertório próprio.

Na escola tatuiana, ele participou, como diretor musical, da montagem de peças como “Borandá” (2016) e “História de Lenços e Ventos” (2019).

No ano de 2018, participou como músico convidado da peça “Sobre Amanhã, Quantas Lembranças Restaram?”, executando a canção “Caravana”, também de sua autoria.

Ainda no mesmo ano, participou como músico do espetáculo “Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste”, do grupo teatral Estudo e Pesquisa em Cena, vencedor de prêmios como o 18° Festival de Teatro Estudantil de Pindamonhangaba e a IV Mostra Gavionense de Teatro.

Em 2017, junto das atrizes Adriana Afonso, Tamires Carvalho e do músico e professor Jessé Jackson, fundou o “Grupo Asas – Contação de História, Recreação e Música”, realizando diversos projetos, como “Férias no Museu” (de 2017 a 2019) e “Primeira infância”, na cidade vizinha de Quadra.

O Grupo também participou de eventos como a “Mostra Téspis”(2017) e a 4ª Mostra Teatral de Cerquilho(2017).

Tiago Augusto também foi aluno do poeta, bailarino, instrumentista e compositor Antonio Nóbrega, com quem aperfeiçoou o repertório acerca da cultura popular e escrita poética, aplicando os recursos nas próprias composições e produções junto ao Grupo Asas.

Atualmente, além de ser estudante do Conservatório de Tatuí, é professor particular de violão e na escola Melody Music Art’s.