Da redação
Para comemorar o Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), realizou a Semana Municipal do Idoso.
Foram realizadas uma série de atividades recreativas, de lazer e conscientização sobre a data. A abertura da Semana do Idoso aconteceu no Complexo Esportivo Municipal “Major Sílvio de Magalhães Padilha”, ao lado do Nebam “Ayrton Senna”, com orientação do professor José Mesquita dos Santos.
Os idosos participaram de caminhada orientada com GPS, alongamento, dança da amarelinha africana, aula de bambolê e piquenique.
Uma reunião, com o tema “O Idoso e seus Direitos”, aconteceu no dia 29 de setembro, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com a equipe psicossocial deste local.
Já na sexta-feira, 1º de outubro, o evento comemorativo “Envelheci, e Agora?” foi com a musicoterapeuta especialista em gerontologia e saúde mental e dirigente de “dança sênior” Flávia Barros Nogueira.
“A palestra teve a participação do coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fusstat, na Câmara Municipal. O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior esteve presente, assim como a presidente do Fusstat, Alessandra Gonzaga”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.
Na semana de 4 a 8 de outubro, os idosos do “Envelhece participaram de outras atividades: dia 4, manhã de lazer e almoço no Clube de Campo; dia 5, café da manhã, entrega de camisetas do projeto e gincana no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte “José Edson Leal Leite – Éde); dia 6, apresentação de teatro e roda de conversa com a médica cardiologista Claudinete S. de Góes, no Centro Cultural de Tatuí; dia 7, apresentação do coral do projeto, no novo paço municipal; e dia 8, encerramento com café da manhã, lazer, brincadeiras e músicas no CIE.
No Lar São Vicente de Paulo e no Recanto do Bom Velhinho, os idosos acolhidos também realizaram uma programação interna especial nestes dias.