Da redação
O músico tatuiano Tiago Gonçalves, 27 anos, da Paróquia Santa Cruz, estudante de flauta doce e canto do Conservatório de Tatuí, compôs a melodia da música-tema da Novena da Padroeira do Santuário Nacional de Aparecida.
A escolha se deu através de concurso promovido pelo próprio Santuário Nacional. Após a escolha da melodia, o padre José Weber – compositor de músicas famosas do cancioneiro católico como “Eu Vim para que Todos Tenham Vida” e “Prova de Amor Maior Não Há” – colaborou na melodia para que chegasse à versão final, lançada na sexta-feira, 1º, nas plataformas virtuais do santuário.
De acordo com a assessoria de comunicação da paróquia Santa Cruz, neste ano, o tema geral da novena será “Com Maria, Somos Povo de Deus, Unido pela Aliança”, a qual irá convidar os devotos para refletir sobre a “aliança de Deus com o povo”.
Gonçalves compôs a melodia inspirando-se em dois pontos, sendo o primeiro advindo do cancioneiro popular. “O Concílio Vaticano II permite que os compositores recorram a canções populares como inspiração para acontecer uma aproximação com o povo e que todas as regiões, culturas e classes possam se identificar com a canção”, informa a paróquia.
O segundo ponto foi o fato de a igreja ser “militante”, e o santuário nacional, por ser um local que recebe muitos romeiros nesta época, “corresponde a essa característica, que pode ser identificada na melodia ao observar que há uma marcha que deixa evidente a sensação de caminhada dos romeiros”, explica o músico.
“Nós somos romeiros e peregrinos, seguindo rumo à casa de Maria e rumo ao coração de Deus através das mãos dela”, disse Gonçalves.
A novena e a festa da padroeira começaram no domingo, 3, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), e encerra-se no feriado de 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil.
Quem quiser ouvir a música-tema da Novena e Festa da Padroeira de 2021 pode acessar o canal oficial do Santuário em www.youtube.com/portala12.