Da redação
Um cachorro foi encontrado enterrado vivo em um terreno na rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), no domingo passado, 12. A União Protetora dos Animais (Uipa) registrou boletim de ocorrência por maus-tratos, na Delegacia Central de Tatuí, na tarde de terça-feira, 14.
De acordo com a Uipa, o animal tem aproximadamente seis anos e foi encontrado por um casal de Itapetininga que passava pelo local e viu a cabeça do cachorro. Os moradores disseram que o animal agonizava e, durante o resgate, perceberam que ele tinha ferimentos no pescoço.
A ONG informou que o casal desenterrou o cachorro e levou-o na segunda-feira, 13, ao Ambulatório Municipal Pet de Itapetininga, onde recebeu os primeiros socorros e passou por exames.
Por conta do grave estado de saúde e sem os recursos necessários, a equipe da prefeitura de Itapetininga acionou a Uipa do município, para que o animal fosse encaminhado a uma unidade da ONG.
Após o pedido, ainda na segunda-feira, o cachorro foi transferido para uma clínica veterinária particular em Botucatu. Segundo a ONG, o cão passou por exames, que constataram um quadro gravíssimo de desnutrição e ferimentos com objetos cortantes.
A entidade informou, ainda, que registrara um boletim de ocorrência para que a polícia localize e puna o responsável pelo crime.
Em nota, a Prefeitura de Itapetininga informa que o casal que encontrou o cachorro foi orientado a registrar boletim de ocorrência por maus-tratos.
Disse ainda que os profissionais do Ambulatório Municipal Pet estão à disposição das autoridades para ajudarem nas investigações do caso, podendo colaborarem como testemunhas do atendimento.