Uma clínica particular para vacinação de crianças desde o nascimento até idosos acima de 80 anos e que faz questão de prestar um serviço de excelência. Com este objetivo, foi inaugurada a Tatuí Vacinas, dia 7 de junho.

Situada na praça da Bandeira, 65 (1º andar – sala 101), no Edifício Bandeira, na área central, o novo empreendimento tatuiano atende de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 11h30.

Enfermeira de formação e com a experiência de já ter atuado na Vigilância Epidemiológica de Porto Feliz e em clínicas particulares, em Sorocaba, a responsável pela clínica, Juliana Sutilo Batistela, dá continuidade ao sonho de cuidar das pessoas através da Tatuí Vacinas.

A escolha da empresária por Tatuí deve-se a uma ligação já existente com o município, dado o marido dela ser proprietário de uma cerâmica instalada na cidade.

A Tatuí Vacinas oferece vasta gama de vacinação para inúmeras doenças, disponibilizando um catálogo de imunizações ainda mais completo que o presente no SUS (Sistema Único de Saúde).

Enquanto o SUS segue o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, a clínica possui um calendário de vacinação elaborado através da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Diferentemente do SUS, clínicas particulares realizam a aplicação, sem exceção, de vacinas acelulares, menos reativas e em frascos individualizados.

A Tatuí Vacinas atua com vacina hexavalente, a qual protege contra seis doenças em uma única dose: difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus tipo b, poliomielite e hepatite B.

No SUS, são aplicadas vacinas pentavalentes. “Quando não se tem a ‘Hexa’, somente a ‘Penta’, é preciso fazer as vacinas separadamente. Como temos a possibilidade de ter uma vacina mais completa, evitamos um maior número de “picadas”, observa Juliana.

Conforme a empresária, na rede pública, há a aplicação da vacina meningocócica C, enquanto a Tatuí Vacinas oferece a meningocócica B e a ACWY, aos três e cinco meses, além de um reforço entre os 12 e 18 meses de vida.

“A ‘C’ é um dos sorotipos mais presentes, mas a ‘B’ é uma das mais graves, que pode levar uma criança a óbito em 48 horas ou deixar graves sequelas, como amputação de membros, surdez e cegueira”, alerta.

A clínica particular realiza a imunização contra a febre amarela aos noves meses, independentemente se a criança for viajar para áreas endêmicas. O empreendimento também aplica a segunda dose do imunizante contra a hepatite A, não prevista do PNI.

A Tatuí Vacinas, contudo, não atende somente crianças, mas também imuniza adultos, algo importante para empresas que possuem departamentos de segurança do trabalho, a qual pede a revisão das carteirinhas de vacinações.

Na rede básica, os adultos recebem, por exemplo, a vacina trivalente da Influenza e doses da pneumo 10-valente, enquanto na rede particular oferece a vacina tetravalente contra a gripe e imunizantes pneumo 13-valente e pneumo 23-valente não só para grupos selecionados, mas para toda a faixa etária prevista em bula.

De forma mais completa que na rede pública, a clínica oferece: a vacina Rhophylac, utilizada quando há incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê; HPV tetravalente, para impedir a geração de câncer de útero; e contra a herpes zoster, causada pelo vírus da varicela, que afeta a rede neural, na maioria das vezes, em pessoas acima de 50 anos.

Neste ano, Tatuí possui o maior número de casos autóctones de dengue, conforme apontam a Vigilância Epidemiológica, abordando o período de 1992 a 2021. Até 11 de julho, o município havia acumulado 20.414 casos em 2021.

A imunização contra a dengue é mais uma das disponíveis na Tatuí Vacinas. O imunizante, aplicados em três doses com intervalo de seis meses, é destinado a pessoas que já tiveram a doença, para evitar a forma grave, a exemplo do imunizante contra a Covid-19.

“A vacina não impede a infecção, mas evita o desenvolvimento da forma grave e abrandando os sintomas. No caso da dengue, ela protege contra a forma hemorrágica”, acentua Juliana.

A Tatuí Vacinas ainda promove a vacinação em domicílio, de forma gratuita aos clientes. “Se uma pessoa precisa tomar vacina, mas está acamado, entubado, faz uso de colostomia ou se não há condições para trazê-lo, vamos até a casa para vacinar, sem qualquer custo adicional”, destaca a empresária.

Para realizar a imunização fora da clínica, as vacinas são transportadas em câmaras frias com temperatura controlada, além de os colaboradores usarem todos os materiais de proteção, como aventais descartáveis, luvas, máscaras de proteção e face-shield. “Toda a paramentação necessária para não levarmos ou trazermos nenhuma contaminação”, reforça Juliana.

A exemplo da imunização em domicílio, o novo empreendimento também realiza campanhas de vacinação junto a empresas, permitindo descontos exclusivos. Neste caso, a Tatuí Vacinas se desloca para vacinar funcionários e recebe dependentes para imunizá-los.

“Podemos acordar a imunização contra gripe, hepatites, Tétano ou qualquer vacina que seja necessária dentro da segurança do trabalho, e fazemos a vacinação na empresa”, indica. “O mesmo se aplica em asilos, casas de repouso, escolas, enfim, qualquer empresa que necessite do serviço de vacinação”, completa.

A Tatuí Vacinas oferece planos de imunização de dois meses a seis meses de idade, de seis meses a um ano, de um ano a 2 anos e de 2 anos a 6 anos de idade. Segundo Juliana, o plano de vacinas é algo muito importante, pois permite um valor mais acessível às famílias, além de garantir a reserva de vacinas antecipadamente.

De acordo com a empresária, as vacinas são importadas, contudo, mesmo que ocorra alta no dólar, o valor previsto no plano não é alterado.

“O plano de vacinação é a garantia de que a pessoa irá pagar aquele valor, sem reajuste. Se não houver a vacina na rede pública, não vai ter de se preocupar em fazer cotação de preços”, acentua.

A partir do plano, a Tatuí Vacinas deseja criar um vínculo com as famílias tatuianas, o que, ressalta Juliana, é o mais importante. Para ela, o intuito é planejar, junto com as famílias, a saúde das crianças e idosos, além dos funcionários das empresas.

“Não formamos um vínculo comercial, é um vínculo afetivo, e queremos oferecer o melhor às famílias”, garante. “Se uma família imuniza uma criança conosco desde o primeiro ano de vida, ela virá todo mês, e acompanharemos o crescimento e desenvolvimento mês a mês. Isso é algo muito valioso”, complementa Juliana.

Além do vasto leque de imunizantes, a Tatuí Vacinas ainda oferece outros serviços. Desta forma, o vínculo com as famílias tatuianas pode ser iniciado um pouco mais cedo, a partir da realização do exame BetaHCG, o conhecido teste de gravidez.

Desta forma, o vínculo com as famílias tatuianas pode ser iniciado um pouco mais cedo, a partir da realização do exame BetaHCG, o conhecido teste de gravidez.

Para seguir com uma proximidade ainda maior junto às gestantes e futuras mamães, a empresária investiu em outros dois diferenciais. Um deles é a sala de amamentação, pensada para ser usada, inclusive, após a criança ser vacinada, momento em que a mãe pode acolhê-la nesse espaço dar-lhe de mamar. Outra novidade é o serviço de coach de aleitamento materno, auxiliando as mães com dificuldades nesse período.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os bebês não nascem sabendo mamar, assim como a mãe não sabe dar o peito. Eles vão aprendendo juntos”, esclarece.

“A função como coach de aleitamento é ajudar essas mães a passar por essa fase de uma forma mais tranquila e com mais segurança, mostrando que elas são capazes e irão conseguir, sim, se realmente quiserem”, afirma.

Caso o bico do seio da mãe rache durante a amamentação, a Tatuí Vacinas realiza o tratamento com laserterapia. O procedimento, feito através de um aparelho com laser e LED de baixa potência, é usado para cicatrização e regeneração do tecido, fortalecimento da pele e aumento de vasos sanguíneos, fazendo com que a cicatrização ocorra mais rápido.

“Se uma mãe usa uma pomada para cicatrizar o peito, pode levar cerca de um mês. Se for utilizado o laser ou o LED, de três a cinco dias você cicatriza”, explica. “Assim, não perdemos essa mãe para o aleitamento materno”, acrescenta Juliana.

A clínica ainda oferece o serviço de colocação de brincos e piercings, utilizando um aplicador e materiais estéreis. O cliente pode optar por colocar um produto em aço inoxidável e antialérgico, à disposição na clínica, ou levar a jóia, que é desinfectada e aplicada.

Ainda neste mês, a Tatuí Vacinas passará a realizar testes para detecção da Covid-19 e dengue, além do BetaHCG. No caso do exame do novo coronavírus, a amostra coletada com swab, via nasal, é digitalizada em um aparelho, o qual a envia a uma central de processamento e, em 30 minutos, a pessoa recebe o resultado no celular. Com a mesma agilidade, também se tem acesso aos resultados do BetaHCG e de detecção da dengue.

A estrutura da clínica foi montada com a intenção de acolher as famílias. Juliana conta ter pensado em um espaço lúdico, confortável e agradável. A partir desse desejo, além da sala de amamentação, surgiram as ideias de um escorregador, um painel, uma mesa com desenhos e uma estante de livros – esta não utilizada durante a pandemia.

A empresária destaca que a Tatuí Vacinas é a realização de um sonho. Por conta disso, Juliana ressalta que os serviços oferecidos “não podem ser bons, têm de ser excelentes”.

“Sempre buscamos a excelência e um serviço diferenciado”, acentua. “É o meu propósito, é o que eu quero e não vai ser menos do que isso. É isso que estou trazendo à população tatuiana”, finaliza Juliana.


Praça da Bandeira, 65, 1° andar, sala 101, Centro,
Edifício Bandeira, Tatuí/SP
(15) 99758-5258
www.tatuivacinas.com