Conselho de Cultura volta a cadastrar artistas e coletivos culturais tatuianos

Ação visa mapeamento e desenvolvimento de políticas públicas para o setor

Nova fase do cadastro objetiva atingir àqueles que não fizeram a inscrição em 2020
Da reportagem

A Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais e a prefeitura, reabriu neste mês o cadastramento de artistas, técnicos, espaços e coletivos culturais do município.

De acordo com Rogério Vianna, diretor do Departamento Municipal de Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, o cadastramento permitirá o mapeamento da produção cultural da cidade, além de gerar um banco de dados e permitir que o município desenvolva políticas públicas para o setor.

O Cadastro Municipal de Cultura, segundo Vianna, é um elemento formador do banco de dados referente aos agentes culturais, profissionais de cultura, espaços e coletivos culturais, empresas e entidades atuantes no município, sendo pessoa física ou jurídica.

Além disso, o cadastro, passou a integrar o Sistema Municipal de Indicadores Culturais (SMIC), por meio do decreto municipal 20.664, de 17 de julho de 2020.

No ano passado, o período de inscrições foi de 1º de julho a 5 de novembro, contando com 369 inscrições, de 255 profissionais da cultura, 65 coletivos culturais e 49 espaços culturais.

Conforme o diretor, atualmente, o objetivo do cadastro é atingir aqueles que ainda não fizeram a inscrição, para ampliar o banco de dados do setor cultural de Tatuí – que é acessível à população, por meio do Departamento de Cultura.

Além de “verificar o impacto do setor no desenvolvimento da cidade, auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a área cultural e agilizar os trâmites, caso essas informações sejam solicitadas pelos governos estadual e federal”.

De acordo com o departamento municipal, o Cadastro Municipal de Cultura é composto por três categorias: profissionais da cultura, espaços culturais e coletivos culturais.

Na primeira categoria, podem se cadastrar profissionais dos mais diversos setores, como: artistas, produtores, técnicos, figurinistas, costureiras, maquiadores, montadores de palco, logística, eletricistas, sonoplastas, entre outros, que atuem nas mais variadas áreas da produção cultural. Para esses profissionais, o cadastramento deve ser feito através do link: https://forms.gle/fP7oQdE9pzHpmRk26.

Na modalidade espaços culturais, podem se cadastrar: escolas de música, capoeira e artes; estúdios, companhias e escolas de dança; centros culturais, casas de cultura e centros de tradição regional; museus comunitários, centros de memória e patrimônio; livrarias, editoras e sebos.

Também entram na categoria espaços culturais, empresas de diversão e produção de espetáculos; estúdios de fotografia; produtoras de cinema e audiovisual; ateliês de pintura, moda, design e artesanato; galerias de arte e artesanato; espaços de apresentação musical; espaços de literatura, poesia e literatura de cordel; entre outros espaços e atividades artísticas e culturais. O cadastro do setor deve ser feito pelo: https://forms.gle/WcXStpWckqKiPPud7.

Na categoria coletivos culturais podem se inscrever grupos de teatro, dança, música, entre outros, que promovam atividades culturais das mais variadas manifestações artísticas. As inscrições destes grupos culturais devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/jA8bEDt2X9UBqD4a7.

Mais informações sobre o cadastramento dos artistas, podem ser obtidas pelos e-mails: cultura@tatui.sp.gov.br ou museupaulosetubal@gmail.com.