Da redação
Seis lutadores tatuianos, do Centro de Treinamento Ariston França, planejam participar do evento “Lindóia Open de Sambo Olímpico”, agendado para a primeira quinzena de junho, em Lindoia (SP). A disputa nacional da modalidade “sambo” garante vaga para competição continental.
O sambo é uma arte marcial desenvolvida na União Soviética no início do século 20, integrando elementos de wrestling, luta livre e judô. Para competição em Lindoia, entre 11 e 13 de junho, a Confederação Brasileira de Arte Sambo convida atletas de judô, MMA (artes marciais mistas), sanda, jiu-jítsu, wresling, jujútsu, luta olímpica e sumô.
O evento será realizado em três categorias: sambo esportivo, sambo combat e beach sambo. O Lindoia Open será válido para os campeões Bolsa-Atleta 2022, além de ser uma seletiva para o “Pan-Americano Colômbia”, disputa continental da modalidade, prevista para julho.
A academia tatuiana deve competir no sambo esportivo com cinco atletas: Ariston França, Diego Jesus, Gustavo Estebam e José Diniz, na categoria até 71 quilos; e Luan Ribeiro, até 98 quilos. Pedro Paixão deverá ser o único representante local no sambo combat, participando da categoria até 64 quilos.
O centro de treinamento ainda busca apoio de empresários para garantir a inscrição dos seis atletas e a compra de uniforme padrão, necessário nas competições promovidas pela Confederação Brasileira de Arte Sambo.
O evento nacional deve ser o segundo com participação da academia tatuiana desde o início da pandemia, em março de 2020. No sábado, 22, quatro lutadores participaram do “Pairojnoi Muay Thai Stadium”, em Piracicaba (SP), incluindo Diniz e Jesus – este último, vencedor da luta que disputou.