Da redação
A Camerata Les Ensembles Coral e Orquestra estreou, neste mês de maio, o projeto cultural “Viajando pela Orquestra”. A atividade é voltada a alunos e professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental da rede pública municipal.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, o projeto conta com conteúdo lúdico e é realizado virtualmente como atividade extracurricular na plataforma de aulas da rede municipal, devido à pandemia da Covid-19.
De acordo com o proponente do projeto, Wilson Mendes, o objetivo é apresentar aos alunos e professores a composição de uma orquestra sinfônica “passando por todos os naipes e pela função do maestro”.
O primeiro vídeo do projeto, intitulado “A História da Orquestra”, apresentado pelo violinista e diretor da Les Ensembles, professor Fernando Pires, já está disponível no link: https://bit.ly/3uDoqSZ.
Ao todo, serão disponibilizadas oito videoaulas, abordando os temas: “A História da Orquestra”, “O Maestro e o Spalla”, “As Cordas”, “As Madeiras”, “Os Metais”, “A Percussão”, “O Coral” e “A Nona Sinfonia de Beethoven (4º movimento)”.
“Ao final das aulas, os alunos e professores vão conhecer todas as partes de uma orquestra sinfônica”, afirma Mendes.
O proponente ainda acrescenta: “A musicalização é o processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo a sensibilidade, a criatividade, o prazer de ouvir música, a imaginação, a memória, a concentração, a atenção, a socialização, o respeito ao próximo e a afetividade”.
A Camerata Les Ensembles Coral e Orquestra foi habilitada pelo edital de cultura 02/2020 e recebeu recursos da lei federal 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020.