Um dos grandes craques do futebol brasileiro, pouco divulgado e conhecido dos torcedores, pois jogou na seleção poucas vezes; e nunca disputou uma Copa do Mundo. Todavia, o torcedor mais atento do Flamengo sabe quem foi e a importância de Evaristo de Macedo.
No clube, ganhou o tricampeonato carioca 1953, 54 e 55, e fez mais de 190 gols. Jogou no futebol espanhol por anos, defendendo o Barcelona e o Real Madrid, conseguiu a façanha de ser ídolo nos dois clubes. É o recordista de gols no clube catalão, até nos dias atuais, e ainda idolatrado na Espanha.
Voltou ao rubro-negro para encerrar a carreira em 1966. Seu começo foi ao destacar-se no Madureira (RJ). Logo, foi convocado para a seleção, visando as Olimpíadas de Helsinque (Finlândia), em 1952, quando foi, então, para o Flamengo.
Virou treinador em 1967, no América do Rio. Passando, depois, durante 40 anos por varias equipes. Somente no Bahia, esteve em oito oportunidades, conquistando o campeonato baiano por seis vezes e detendo um título brasileiro, o de 1988.
Flamengo, Fluminense, Corinthians, Vitória, Grêmio, Santa Cruz, Vasco da Gama e Cruzeiro foram outras equipes as quais dirigiu. Na seleção, sua participação foi modesta: somente alguns meses, em 1985, além do futebol árabe.
Alguns comparam seu futebol, de muita técnica e velocidade, ao de Cristiano Ronaldo, o craque português da atualidade. A foto é de 1965, na qual estão, em pé: Ditão, Valdomiro, Jarbas, Nelsinho, Jaime e Paulo Henrique. Agachados, aparecem os jogadores: Pedrinho, Amauri, Silva, Evaristo e Fefeu. Grandes craques, grandes histórias.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade