A RAZÃO E A EMOÇÃO





Os ventos que às vezes tiram algo que amamos são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar. Por isso, não devemos chorar pelo que nos foi tirado, e sim aprender a amar o que nos foi dado, pois tudo aquilo que é realmente nosso nunca se vai para sempre. (Casimiro de Abreu)

A RAZÃO E A EMOÇÃO

Ninguém jamais conseguiu explicar como foram criadas as almas gêmeas, mas eu me lembro bem dessa história. Estavam lá no céu, todas as almas, umas eram somente razão, outras somente emoção, duas filas distintas.

Finalmente chegou a minha vez de ser colocado em uma das filas. Olhei para ambas e me identifiquei com a da razão, acontece porém, que quando avistei você na da emoção, meus olhos brilharam, foi como se fosse um imã a me puxar.

Aproximei-me do Criador e lhe disse: – Eu gostaria de ficar na fila da emoção, pode ser? É que existe uma doce alma lá, que me encantou!

Está bem! – falou Ele – Você até poderá escolher seu lugar, mas antes quero lhe explicar algo, depois então você fará a sua opção.

– Existem almas que são gêmeas: tudo nelas é igual, a única diferença que eu coloquei foi à razão e a emoção, justamente para que elas possam se completar. É como se fosse um encaixe. Possuo uma grande percepção para distinguir as almas gêmeas e por isso entendi que aquela que se encontra ali na fila da emoção, é a sua (falou apontando para você) daí querer te colocar na da razão.

– Caso vocês fiquem juntas, o encanto das almas gêmeas se acabará, ao passo que se ficarem separadas, ele permanecerá. No entanto, devo lhe contar algo: as almas gêmeas nem sempre se encontram, porém vivem sempre unidas pelo coração. Por outro lado, quando se encontram, jamais se separam, nem mesmo Eu consigo executar esse afastamento.

Entendi naquele momento que a razão não sobrevive sem a emoção, e a emoção por sua vez precisa da razão para viver.

– Prefiro a fila da razão! Encaminhei-me para o meu lugar, me posicionei e, nesse mesmo instante, você, que não tinha até então percebido a minha presença, olhou-me e sorriu!

Hoje, eu sou a razão, você a emoção. Eu te dou o chão e você me leva à lua. Hoje, eu entendo o que o Criador quis me dizer: – é como se fosse um encaixe.

Hoje, eu sou a razão correndo atrás da emoção e você a emoção pedindo aos céus que eu possa pertencer à mesma fila que você, mas o que você não sabe é que fui eu mesmo quem escolheu o meu lugar, só para ser a sua alma gêmea.

O que você não sabe é que, mesmo antes de pertencer a qualquer uma das filas, eu já te amei. Quando voltarmos para o lado de lá, você há de entender tudo isso e se eu puder escolher uma das filas novamente, eu ainda vou querer ficar separado de você.

A única diferença é que escolherei a fila da emoção para sonhar como você sonhou, e que você fique na da razão para entender como sofri! (Texto de Silvana Duboc)

UM BOM DIA!

Certa tarde, o sábio chegou a um pequeno povoado. Seus ensinamentos não conseguiram interessar à população e, depois de algum tempo, ele tornou-se motivo de riso e ironia.

Um dia, um grupo de homens e mulheres começou a insultá-lo. Ao invés de fingir que ignorava o que acontecia, o sábio foi até eles e desejou-lhes bom dia. Um dos homens comentou: – Será que além de tudo, estamos diante de um homem surdo?

Gritamos coisas horríveis e o senhor nos responde com uma saudação! – Cada um de nós só pode oferecer o que tem, foi a resposta do sábio.

Você não pode ser bem sucedido por muito tempo “chutando” as pessoas à sua volta. Você precisa saber falar com elas, simples e francamente. Feliz domingo querida Tatuí!