Tradicional clube de futebol da cidade de São Paulo, andou pela divisão especial, como era denominada a principal série do futebol paulista naqueles anos 1950 e 1960. Rebaixado, nunca mais ficou entre os melhores, mas sempre está presente, revelando jogadores (Déco, Dodô e Figueiredo, exemplos mais recentes) e presença constante na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, onde já ganhou o titulo, em 1972 e 988, e foi vice, em 1969 (1ª edição) e 2005.
Seu estádio é o “Nicolau Alayon”, da rua Comendador de Souza, vizinho aos centros de treinamento do Palmeiras e do São Paulo. Clube centenário, fundado por funcionários da Companhia Inglesa de Estradas de Ferro, era o SPR (São Paulo Railway Limited). Depois da nacionalização da empresa (com o fim da concessão da prestação de serviços), em 1946, adotou o nome atual: Nacional A.C.
A foto é do bom time de 1967, em que aparecem jogadores conhecidos. Em pé: Falconi, Júlio, Paulinho, Zico, Vicente Arenari (era titular do Palmeiras na conquista do título paulista de 1963) e Jair Piccerni (ficou conhecido na Ponte Preta e tornou-se treinador). Agachados: Ricardo, Airton, Fedato (atuou depois no Palmeiras, fazendo gols e ganhando títulos), Adiber (atuou pelo São Paulo e mora, hoje, em Jacutinga – MG) e Narciso. Ótimo Nacional, que faz parte da bonita história do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade