Esse é o Santos bicampeão paulista de 1961. A equipe estava em ritmo de pleno crescimento, seria tri no ano seguinte e disputava a hegemonia com o Palmeiras, naquela década de 1960, em se tratando de títulos paulistas.
A formação até que poderia parecer normal, onde os grandes craques estavam presentes, posados no então recém-inaugurado estádio do Morumbi. Todavia, cadê o centroavante? Poderia ser Pagão ou Coutinho. Quem aparece, surpreendentemente, é Dorval, no comando do ataque do “Peixe”, e, na ponta direita, está Tite, um polivalente atacante que atuava nas duas extremas com grande habilidade.
Observem que a bola já esta posicionada no centro do gramado e pronta para o início do jogo. Em pé, vemos: Getúlio, Zito, Formiga, Dalmo, Mauro e Laércio. Agachados: Tite, Mengálvio, Dorval, Pelé e Pepe.
O campeonato paulista de 1961 foi decidido de fato numa partida contra o São Paulo, quando o alvinegro fez bonito, vencendo por 5 a 2. Para variar, Pelé foi o artilheiro, com 37 gols, seguido de Coutinho, com 32. Obteve 23 vitórias em 30 jogos e sofreu somente duas derrotas. Grandes histórias do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade