Mais
    Início Cidades Novo serviço de saúde atenderá 6.600 na região do Jd. de Tatuí

    Novo serviço de saúde atenderá 6.600 na região do Jd. de Tatuí

    Nova unidade de saúde atenderá moradores, de vários bairros da região (foto: AI Prefeitura)
    Da reportagem

    A partir da próxima semana, cerca de 6.600 moradores dos bairros Jardins de Tatuí, Jardim Aeroporto e áreas rurais próximas passarão a ter uma nova opção de atendimento na área de saúde.

    A prefeitura anunciou nesta semana, por meio da Secretaria de Saúde, que irá inaugurar, às 10h de terça-feira, 13, a unidade EFS (Estratégia Saúde da Família) “Adriana Mesquita Tibellio Mota”.

    Fruto de convênio entre a prefeitura e o Ministério da Saúde, a ESF funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, na rua João Ferraz Fiuza, sem número. O Executivo investiu, com recursos federais, R$ 310.858,16 para a construção do prédio, que tem 235,58 metros quatros de área construída.

    Conforme a prefeitura, a obra foi retomada em fevereiro deste ano, após nova licitação. Ela estava paralisada devido a problemas com a empresa contratada, que não cumpriu o organograma de serviços.

    A secretaria da Saúde, enfermeira Tirza Luiza de Melo Meira Martins, afirmou que a unidade ajudará a melhorar o atendimento da população daquela região como uma unidade de saúde mais próxima.

    “Os moradores do bairro eram atendidos pelas unidades do Jardim Gonzaga ou vila Angélica. Agora, a região ganha mais uma unidade de saúde e vai estar ali, mais próxima da população do Jardins de Tatuí”, completou Tirza.

    Segundo ela, a unidade oferecerá diversos atendimentos multiprofissionais, com um trabalho voltado à saúde da família “como um todo”, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o funcionamento das ESFs.

    “Vai ter enfermeiro, médico da saúde da família, dentistas, vacinação, farmácia para a entrega de medicamentos, agentes comunitários de saúde e toda uma equipe de profissionais à disposição da população”, disse Tirza.

    Além disso, os moradores poderão contar com atendimento por enfermeira nos Programas da Criança, da Mulher, do Adulto, Hiperdia, grupos educativos e outros, além de acompanhamento e orientações para os moradores, feitos pela equipe de agentes comunitários de saúde.

    “A unidade inclui todos os atendimentos, desde a puericultura (atenção integral ao desenvolvimento das crianças) até a saúde das gestantes, dos hipertensos e diabéticos, com todo um trabalho focado na prevenção, além do tratamento dos pacientes”, declarou a enfermeira.

    Conforme Tirza, a estrutura da unidade ainda conta com mais de dez salas, incluindo: farmácia, pré-consulta, curativos, dois consultórios ginecológicos, dois consultórios clínicos, recepção, copa, esterilização, odontologia e outras.

    “Acredito que este é um grande ganho para a população. Ali, trabalharão mais profissionais de saúde e, além disso, estamos melhorando o atendimento naquele bairro”, concluiu a secretária.

    A Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade do Jardim Gonzaga permanecerá em “pleno atendimento” e que a nova ESF do Jardins de Tatuí está interligada no sistema de monitoramento de segurança da prefeitura, com a supervisão da Guarda Civil Municipal.