Da redação
O Poupatempo Tatuí retomará os atendimentos presenciais a partir desta quinta-feira, 10. A unidade realizava os procedimentos apenas via internet havia cinco meses, por causa da pandemia de coronavírus.
A unidade reabre com uma série de regras, mudanças e limitações para evitar aglomerações. A reabertura acontece com 30% da capacidade da unidade e o atendimento será feito somente com hora marcada.
Os agendamentos para todos os atendimentos presenciais estarão disponíveis nesta quarta-feira, 9, um dia antes da reabertura. A prioridade é oferecer atendimentos que exijam a presença do cidadão, como emissão do RG e a primeira emissão da Carteira Nacional de Habilitação.
Nesses casos, o cidadão pode marcar a data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.
Para atendimento de RG, é preciso comparecer à unidade selecionada no dia e horário agendados, portando a certidão de nascimento ou casamento, original e cópia simples, ou mesmo o RG anterior, caso tenha sido emitido no Estado de São Paulo.
Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação oficial com foto.
Caso não possa comparecer, o responsável deve assinar uma autorização, que pode ser acessada pelo link http://bit.ly/2txpHQY, para ser apresentada no ato do atendimento, junto com um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura.
A reabertura gradual das unidades em todo o estado começou em 19 de agosto e segue as diretrizes do Plano São Paulo. Até esta terça-feira, 8, 35 postos já estavam reabertos para atendimento ao público.
De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, com o objetivo de minimizar os riscos de transmissão e garantir a segurança da população e funcionários, estão sendo tomadas medidas de controle de acesso, distanciamento social e protocolos sanitários.
O acesso às unidades é permitido para quem tem horário agendado e a presença de acompanhantes é autorizada somente em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência, conforme informou a unidade.
O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel. A manutenção do distanciamento entre as pessoas foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação.
Segundo o órgão, os horários para agendamento podem ficar comprometidos caso a procura pelo serviço seja maior que a capacidade atual de atendimento. A assessoria salienta ser importante acompanhar os canais de agendamento para verificar a abertura de novas datas e horários.
Os postos do Poupatempo estão atendendo somente quem tiver dia e horário marcados. Contudo, a gestão estadual pontua que, na maioria das vezes, é possível receber atendimento pela internet.
No início de maio, o governo lançou o Poupatempo Digital, que oferece mais de 60 serviços. Para acessá-los basta baixar o aplicativo ‘Poupatempo Digital’, disponível para Android e IOS.
O login e a senha utilizados podem ser os mesmos que o cidadão acessa o site do Poupatempo. Se o serviço necessário não puder ser oferecido, o cidadão será direcionado à sessão de agendamento presencial.