“3º Sinal” promove oficina neste sábado na Praça da Matriz

Grupo inicia trabalho com estreia prevista para dezembro (Foto: Divulgação)
Da redação

O Grupo Experimental 3° Sinal promove neste sábado, 5, às 16h30, na Praça da Matriz, atividade de intervenção com laboratório de construção e criação de personagem. A ação faz parte do novo projeto de montagem do grupo, a estrear em dezembro.

Conforme Cesar Santos, diretor da companhia, a atividade ainda comemora o primeiro ano de existência do grupo e busca incentivar crianças, jovens e adultos a ter uma primeira experiência com a linguagem do teatro.

“O teatro, assim como qualquer outra manifestação artística, é um refúgio do mundo real. Porém, não devemos descartar o que aprendemos na sala de aula, ensinamentos sobre organização, respeito e pensamento coletivo são úteis no teatro e podem fazer parte da vida pessoal e profissional dos atores”, argumenta o diretor.

A nova montagem conta com o tema “liberdade e amor simples”. Conforme o diretor, a história é narrada de forma “cômica” e está contextualizada no interior do sertão nordestino.

“A ideia de realizar esta intervenção veio quando buscamos uma forma de poder entender mais sobre o que é o amor e como ele reflete de formas diferentes nas pessoas. Assim surgiu a proposta de ouvir histórias de amor da população tatuiana, e trabalhar em cima das tantas histórias que passarão por ali”, diz.

De acordo com Santos, o novo texto começará a ser trabalhado ainda em setembro, com o processo de montagem e busca de patrocínios para a construção de cenário, figurino e maquiagem, para que possa ser apresentado no final do ano.

O diretor afirma que, mesmo com as paralisações, devido à pandemia do novo coronavírus, o grupo continuou em atividade e adaptou-se para oferecer as aulas de forma virtual, com bate-papos e leituras, que redundaram na escolha no novo texto.

“Neste ano, o grupo ainda enfrenta o desafio de voltar aos palcos sem o receio do público”, completou o diretor, afirmando pretender trabalhar, este ano, com o “teatro de rua”. A intenção é realizar apresentações em espaços abertos, para não comprometer a saúde do público.