Da reportagem
A prefeita Maria José Vieira de Camargo anunciou que a UPA (unidade de pronto atendimento) começará a atender urgências e emergências a partir do dia 14, sexta-feira, 19h.
O Instituto Innovare, vencedor da licitação pública realizada pela prefeitura, será a OS (organização social) que administrará a unidade hospitalar.
Até sexta-feira, 7, a unidade estava atuando como apoio para a Santa Casa de Misericórdia, na estratégia de hospital de campanha, para o tratamento de pacientes com a Covid-19.
“Nossa expectativa é muito positiva. A UPA, no atendimento de urgência e emergência, representará um salto de qualidade. A unidade tem mais de 2.000 metros quadrados e uma estrutura excelente. Toda a UPA foi planejada e será uma referência positiva para Tatuí e região”, declarou a prefeita.
Conforme anunciado pela prefeita, o inicio do atendimento da UPA desafogará o atendimento do Pronto-Socorro “Erasmo Peixoto” – que recebe, em média, 400 a 500 pacientes por dia.
Ela reitera que o PS não será desativado. Segundo a prefeita, o espaço contará com sala de estabilização e será regulado pelo Samu (Serviços de Atendimento Móvel de Urgência), como “porta de entrada” da Santa Casa.
“Entregar este equipamento de saúde é uma grande conquista. A finalização da UPA foi um dos principais desafios da minha gestão. Já em 2017, recebi o comunicado do Ministério da Saúde dizendo que tinha cancelado o convênio para a construção da unidade, e, a partir daí, foi uma grande luta para que pudéssemos resgatar o convênio e realizar a obra”, lembrou a prefeita.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2008 e que objetiva estruturar e organizar a rede de urgência e emergência no país, integrando a atenção às urgências.
O atendimento dessas unidades acontece 24 horas por dia, sete dias por semana, com capacidade para resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
A unidade é equipada com raio-X, eletrocardiograma, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação com salas de atendimentos separadas de adultos e crianças, além de médicos clínicos e emergencistas.
Compete à UPA acolher os usuários e familiares; trabalhar articulada com a rede de Atenção Básica, Samu 192, hospitais, apoio diagnóstico e terapêutico, “construindo fluxos de referência e contrarreferência” assistidos pelas centrais de regulação.
“Nós investimos mais de R$ 2,3 milhões em recursos próprios para poder vê-la finalizada e posso garantir: é a melhor da região, a mais bem equipada e a mais bonita”, acentuou Maria José.
“Entregá-la é um grande marco para a saúde de Tatuí. Ela vai atender com mais dignidade e mais qualidade as pessoas que mais precisam deste atendimento, que são os usuários do SUS”, concluiu a prefeita.
Patrono
Por meio de projeto de lei de autoria do vereador Wladmir Faustino Saporito (PSDB), a UPA recebeu o nome de “Dr. Augusto Moisés de Menezes Lanza”. A lei, de número 4.622, de 28 de fevereiro de 2012, foi sancionada pelo então prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.
Em justificativa ao projeto, o vereador destacou o currículo do homenageado. O pediatra nasceu em Tatuí, em 1928, e foi casado com Maria da Conceição Bitencourt Lanza, com quem teve dois filhos: Ronaldo Bitrencourt de Menezes Lanza e Claudio Bittencourt de Menezes Lanza.
Estudou na Faculdade Fluminense de Medicina e fez residência médica no Hospital dos Servidores Ipase, no Rio de Janeiro. Prestou serviço na área de saúde em Tatuí até a data do falecimento, em 17 de maio de 1994.