Mais
    Início Cultura 1ª Jornada Teatral segue até agosto com encontros virtuais

    1ª Jornada Teatral segue até agosto com encontros virtuais

    Alexandre Luiz Mate, do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, o convidado do próximo encontro (Foto: Bob Sousa)
    Da reportagem

    Um grupo formado por artistas tatuianos ligados às artes cênicas está promovendo a 1ª Jornada Teatral “Existimos por que Coisa?”. O evento é uma série de encontros virtuais que acontecem em todas as quartas-feiras, até o dia 12 de agosto, pela plataforma Google Meet.

    A iniciativa é independente e idealizada pelos atores e diretores Flávio Mello (Grupo Nativos Terra Rasgada, de Sorocaba), João Fabbro e Thiago Leite (Nossa Trupe Teatral de Tatuí), professores do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, contando com apoio e organização de uma equipe formada por alunos e professores de teatro.

    Segundo Leite, a ideia nasceu de “um desejo de reunir pessoas e mestres que pudessem compartilhar experiências, ajudar os participantes a pensar no contexto do teatro e da arte, dentro deste momento de pandemia”.

    “Acho que toda essa circunstância vivida provoca uma vontade de se perguntar sobre a existência e, como artistas de teatro, faz também com que a gente se questione sobre o que vamos fazer depois que tudo isso acabar”, comentou o organizador.

    Ele explicou que o tema norteador da primeira jornada, “Existimos por que Coisa?”, foi selecionado com base no significado das palavras: existir e coisa. “Porque, juntas, elas implicam em uma discussão muito potente para se pensar na realidade do teatro”.

    “É uma provocação sobre os modos e a razão de existir, e a ‘coisa’ também veio à tona porque, em geral, ela tem um aspecto de objetificação, e essa é uma questão pulsante. Para nós do teatro, existir é não ser uma coisa. Então, trazer essa palavra e aproximá-la da ideia de existência é a fricção que a gente espera que dali saiam discussões, pensamentos e reflexões”, comentou o professor.

    No total, a programação tem 12 semanas de conferências virtuais. Os encontros são mediados por professores doutores de diversas regiões do Brasil, com temas diferentes a cada jornada.

    “A possibilidade dos encontros virtuais permite que a distância não seja um problema. Então, tentamos reunir diversos professores de diversas universidades de ensino de várias regiões do país, Norte, Sul, Leste e Oeste. Tentamos abarcar um pouco de todas as regiões brasileiras para que fosse um evento bem plural”, destacou Leite.

    O primeiro encontro aconteceu na quarta-feira, 27, com o tema “Desordem como Princípio e Mídias Sociais e a Despolitização do Sujeito: Para Onde Vamos nesse Momento?”, com Aguinaldo Moreira de Souza, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), e Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque, da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

    “Recebemos 180 inscritos de todo o Brasil e até mesmo de fora do país, como um participante de Portugal”, contou o professor.

    A próxima jornada está programada para quarta-feira, 3 de junho. Às 20h, Alexandre Luiz Mate, do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, abordará o tema: “Teatro de Grupo: Pressuposto de uma Produção Coletiva, Estética e Política”.

    Quem quiser participar deve fazer a inscrição, a cada encontro, de forma online, pelo endereço https://existimosporquecoisa.wixsite.com/jornadateatral. A participação é gratuita.

    Para as próximas semanas, já estão programadas conferencias com os mestres: Heloísa Marina, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); Ana Cristina Colla, da Unicamp; Leonel Martins Carneiro, da Ufac (Universidade Federal do Acre); Maria Lúcia de Souza Barros Pupo, da USP; e Julianna Rosa de Souza, Casa Preta (Florianópolis – SC).

    Também estão agendados encontros com Dodi Tavares Borges Leal, da UFSB (Universidade federal do Sul da Bahia); Andréia Vieira de Abdelnur Camargo, da USP; Maria Brigida de Miranda, da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina); Fabiana Lazzari de Oliveira, da UNB (Universidade de Brasília) e Antônio Januzelli (Janô), da USP.

    A programação completa pode ser conferida no link da inscrição.