Da redação
A prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, já havia vacinado no município, até esta terça-feira, 14, 15.002 idosos com 60 anos ou mais, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada em 23 de março.
Nesta quarta-feira, 15, a Secretaria de Saúde dá continuidade à vacinação desse grupo prioritário. No período da manhã, os profissionais passam nas ruas que ainda não foram visitadas, aplicando a vacina em frente às residências dos idosos.
Todos os profissionais estarão devidamente paramentados e com carro oficial da prefeitura. Já no período da tarde, das 13h às 16h, enquanto durar o estoque de vacinas disponíveis, os idosos que ainda não foram vacinados podem receber a dose no sistema “drive-thru”.
Para tanto, é preciso passar em frente à unidade de saúde mais próxima da residência, que o vacinador aplicará no idoso dentro do carro.
O Ministério da Saúde esclarece que a vacina contra Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, mas auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para esse vírus, já que os sintomas são parecidos, ajudando, também, a reduzir a procura por serviços de saúde.
A vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).