Da redação
Devido à necessidade de quarentena para o enfrentamento ao coronavírus, projetos itinerantes do Instituto CCR, como BuZum! e o Teatro a Bordo, foram adiados. Contudo, é possível acompanhar os espetáculos em novo formato.
As iniciativas, que originalmente atuam com itinerâncias por várias cidades sob concessão da CCR SPVias, agora reforçaram atividades à distância, “para levar cultura à população”.
De acordo com a coordenadora dos projetos sociais do Instituto CCR na CCR SPVias, Débora Aguiar, durante este período de pausa, os projetos estão oferecendo espetáculos e atividades em ambiente digital.
O “Teatro a Bordo”, na plataforma “Canal do Caixola”, no YouTube, liberou o primeiro vídeo da “Semana Bonecos Brincantes”, em que os personagens Flor e Cantador, cada um em suas respectivas casas, ensinam a fazer os bonecos.
Conforme a coordenadora informa em nota à imprensa, a ideia da companhia é lançar dois episódios por semana com temas diversos. Os primeiros vídeos postados são: “Tutorial – Como Fazer seu Boneco” e “Flor Ensina a Fazer um Boneco Brincante!”.
Já o projeto BuZum! – que também tem canal no YouTube – disponibilizou diversos espetáculos, como “Mundo Português”, “Filhotes do Brasil”, “Energia”, “Intolerância”, “Mamulengo”, “Darwin BR”, “O Mundo é Uma Bola”, “13 Gotas”, “Máquinas”, “Que Lixo É Lixo?”, “Sabor de Vitória” e “Darwin no Palco”.
“Essa foi a forma que os projetos e o Instituto CCR encontraram para continuar beneficiando a população, ofertando cultura, entretenimento e diversão neste momento atípico e difícil para a sociedade”, afirmou a coordenadora.
Débora ainda ressalta, em nota, que as ações em formato digital não substituirão as futuras apresentações presenciais e que, em 2020, ainda é previsto que os projetos BuZum! e Teatro a Bordo passem por diversos municípios da região sudoeste do estado.