Da redação
As empresas tatuianas que estão atuando com delivery – principalmente as da área de gastronomia – podem anunciar serviços e produtos de forma gratuita no portal Tatuí Cidade Ternura.
Buscando também contribuir com a prevenção ao coronavírus, a ação promocional tem objetivo de estimular a permanência da população em casa e, ainda, apoiar empresas e pequenos comerciantes na divulgação de seus produtos.
O novo portal de turismo e gastronomia – uma versão digital do Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura – seria formalmente lançado junto com a nova edição do impresso, no início do segundo semestre, porém, foi antecipado.
Em função das determinações para o enfrentamento à pandemia, o portal já passa a oferecer gratuitamente o novo espaço a todos os estabelecimentos trabalhando com disque-entrega, como bares, restaurantes, lanchonetes e afins.
O site conta com três opções de divulgação: “prata”, “ouro” e “diamante”, sendo que, até então, somente a primeira seria disponibilizada de forma gratuita, com uma versão mais concisa, contendo informações básicas sobre os estabelecimentos.
Com a nova configuração, o portal abriu, na versão “ouro”, um espaço gratuito para divulgações, no qual o anunciante também pode inserir páginas de redes sociais e imagens dos produtos oferecidos, entre outros serviços.
Os interessados podem fazer o cadastro pelo próprio site, de forma rápida e simples, acessando http://tatuicidadeternura.com.br/advertise/listing/30. Os anúncios podem ser gerenciados pelo próprio anunciante.
O portal tem uma interface planejada para que o anunciante, através de login, possa alterar qualquer detalhe e adicionar promoções especiais para clientes e visitantes do Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura.
Em caso de alguma dificuldade, mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3251-7528 e 99775-4333 (WhatsApp), ou por e-mail (contato@tatuicidadeternura.com.br).
Conforme a administração do portal, a oferta do serviço será promovida até que a quarentena chegue ao fim. Além disso, todos os anúncios cadastrados serão incluídos na base de dados do inventário turístico e gastronômico e publicados, posteriormente, na versão impressa.
Guia e portal
A primeira publicação especializada em determinado nicho de mercado na cidade, o Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura ganhou a versão digital, na internet, após quatro anos sendo editado em impresso.
O portal de turismo e gastronomia, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.tatuicidadeternura.com.br , não visa substituir o modelo tradicional, mas agregar outros conteúdos.
Desde a publicação inicial, já em 2016, uma versão digital já era disponibilizada pela internet, acessada por meio do portal de notícias do jornal O Progresso, responsável pela edição do guia.
No entanto, o conteúdo consistia na reprodução exata do material impresso – sem explorar ao máximo a flexibilidade e a rapidez com que as informações podem ser transmitidas e atualizadas pela rede.
Com o passar dos anos e, em especial, com o avanço das iniciativas em turismo estimuladas pela elevação de Tatuí a Município de Interesse Turístico, o jornal identificou a necessidade de um novo investimento na promoção dos atrativos da Capital da Música, apostando mais no dinamismo e na facilidade de acesso.
Em razão disso, O Progresso efetivou parceria por meio de uma nova empresa, a Tatuí Cidade Ternura, que investiu na produção de um portal de turismo efetivo, com todas as possibilidades permitidas pela internet.
O conteúdo do portal segue o mesmo objetivo e a segmentação da publicação impressa, destacando as festas e eventos anuais, além de apresentar, uma a uma, as atrações turísticas da cidade.
Também integram o portal várias reportagens sucintas, abordando as principais virtudes de Tatuí. Por elas, o internauta – e potencial turista – é informado sobre as origens dos consagrados títulos do município, como “Capital da Música”, “Cidade Ternura” e “Terra dos Doces Caseiros”, além da história do “imortal” escritor tatuiano Paulo Setúbal.
Na seção “programação”, são destaques as atrações consagradas pelo público, do Carnaval às demais festas anuais, como a de Corpus Christi, a procissão de São Jorge e a Feira do Doce.
A relação da cidade com a música é evidenciada como a maior virtude e “vocação” tatuiana, recebendo tratamento especial no portal. Já as atrações turísticas são apresentadas em ordem alfabética, englobando perto de 30 locais de interesse.
As diferenças mais significativas, por sua vez, já podem ser notadas na página de abertura do portal de turismo, onde encontram-se reportagens dos fatos relacionados às áreas de cultura e turismo.
Em seguida, ainda na “home”, é apresentada uma agenda atualizada com tudo o que acontece em lazer, entretenimento e cultura na cidade, que pode ser tanto de música ao vivo em um bar quanto os maiores eventos do município ao longo do ano, com suas programações em detalhes.
Embora o turismo também esteja em quarentena, como acontece em todas as áreas, exceto as tidas como “essenciais”, a administração do portal optou por não esperar a “crise passar”, considerando que o setor de alimentação é um desses serviços essenciais e, ainda, que o sistema de entregas segue mais utilizado que em qualquer outra época.
Assim, é proposta é explorar ao máximo – e sem qualquer custo para o anunciante – uma outra novidade do novo portal: a seção “Encontre Tudo”.
Nela, estão listados todos os bares, restaurantes, cafés, hotéis, agências de viagens, alambiques, artesanatos, antiguidades, padarias, casas noturnas, docerias, sorveterias, sítios, resorts, livrarias, motéis, pastelarias e, entre outros, produtos e serviços pertinentes ao turismo.
É nela em que os estabelecimentos podem ser cadastrados e pela qual passam a ser vistos pelo público do portal. Como também esta opção comporta as redes sociais, o anunciante tem oportunidade de manter seus clientes constantemente informados sobre os produtos e serviços oferecidos.