AGORA! FICAR EM CASA!

Raul Vallerine

Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia.
Dalai Lama

Quantas coisas estão presentes na sua rotina que você nem percebe? Entra semana e sai semana, a gente simplesmente vai tocando os compromissos diários tão naturalmente que já ficou até automático. Quando você vê, a semana já acabou e nem deu para perceber tudo o que aconteceu ali.

A gravidade do momento que estamos vivendo exige que paremos. Evitar a propagação do COVID -19 é nossa prioridade.

Viva um dia de cada vez, cada pessoa tem um temperamento diferente. Alguns são mais reservados outros mais ativos e num momento de confinamento todo mundo terá que ajudar o outro.

Ficar em casa nos faz perceber o quanto à gente passa mais tempo fora que dentro dela. Esse momento mais recluso tem seus desafios, mas também pode favorecer alguns processos.

Diga adeus ao trânsito e às horas perdidas nesse deslocamento, pois agora você tem a oportunidade de organizar e executar com calma as tarefas do seu dia a dia.

Neste período sem aulas, com as crianças em casa podemos aproveitar para criar uma rotina que permita  trabalhar ao lado delas.

Comece por uma conversa com as crianças falando sobre o vírus e os cuidados que devem ser tomados.

Será preciso também explicar que você trabalhará em casa e precisará de colaboração. Faça os combinados necessários com as crianças nesta conversa estabelecendo regras claras. Lembre-se de que as crianças são curiosas, adoram  desafios e gostam de sentir que podem ajudar.

Essas características serão consideradas na hora de pensar em brincadeiras, atividades e tarefas significativas. Levando também em conta a personalidade de cada criança.

No fim do dia você poderá reservar um tempo maior para olhar atentamente tudo o que ele fez, e reforçar seu empenho e criatividade. Isso elevará a autoestima, a confiança e autonomia da criança para que ela se torne a cada dia menos dependente de você.

É importante também que  você coloque a sua memória para voltar no tempo e lembrar-se de sua criança interior, recordando as brincadeiras, de sua época, que será muito requisitado a partir de agora. Existe um potencial imenso nesta conexão, adulto e a criança.

Para crianças em idade escolar, peça para a escola orientações pontuais para que seu filho reserve todos os dias um tempo de continuidade dos estudos, como um dever de casa, indicação de leituras, etc. E por que não estabelecer com a escola o envio de atividades online? Assim a criança não perderá o ritmo de estudos.

Dê às crianças a responsabilidade de algumas tarefas domésticas, tais como arrumar a cama, colocar e tirar a mesa das refeições, organizar os brinquedos após as brincadeiras, entre outras.

Disponibilize a cada dia materiais diversificados para que elas possam entreter-se: massinha de modelar,  papel, lápis de colorir, fita adesiva, revistas velhas e cola. Não dê a elas tudo de uma vez, senão você criará o caos.

Procure tirar do armário, aos poucos, aqueles quebra-cabeças antigos e desafie as crianças a montarem. Separe um local adequado para  ele ficar exposto durante alguns dias sem causar incômodos até a finalização da montagem.

Tire também do armário jogos de tabuleiro. Este é um passatempo divertido e dinâmico que envolve não só as crianças, mas a família toda.

Permita momentos de ócio, de não fazer nada. O não fazer nada para a criança é muito importante. É deste espaço vazio que nascem as brincadeiras mais incríveis e significativas para a criança.

Você também está vivendo algo novo e inesperado, então não se cobre tanto e aprenda junto com as crianças qual o melhor jeito de encaixar todos os sentimentos e atividades neste período de maior proximidade.