Da redação
O Santa Cruz é finalista do 14º Campeonato José de Campos – “Zé Leiteiro”. A agremiação derrotou o São Martinho e será adversária do Clube de Campo na final da tradicional competição máster.
A semifinal entre São Martinho e Santa Cruz aconteceu na manhã de domingo, 15, no campo da Associação Atlética Az de Ouro. O confronto eliminatório registrou o placar de 2 a 1 favorável ao Santa Cruz.
Os gols da partida foram anotados por Cláudio Roberto e Ulisses, da equipe finalista, enquanto Geraldo descontou para o Leão do Sul.
Com o triunfo, o Santa Cruz deveria enfrentar o Clube de Campo na final do Zé Leiteiro no próximo domingo, 22, às 9h45. O time campestre se garantiu na decisão após vencer, por 1 a 0, o XI de Agosto, atual campeão do certame.
Contudo, na segunda-feira, 16, a prefeita Maria José Vieira de Camargo assinou o decreto municipal 20.558, constituindo o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 e dispondo sobre medidas temporárias e emergenciais de prevenção ao contágio pelo coronavírus.
No âmbito esportivo, a matéria suspende no município, por tempo indeterminado, todas as atividades, como competições, treinos e viagens de atletas.
Para chegar à penúltima etapa do torneio, o Santa Cruz liderou o grupo B com quatro pontos – mesma pontuação do TG, porém, esteve melhor nos critérios de desempate. Com a campanha realizada na primeira fase, a agremiação se classificou diretamente à semifinal.
Já o São Martinho alcançou a segunda posição do grupo A. Conforme o regulamento, ao término da fase de grupos, somente os líderes do A e B garantem-se na semifinal.
As outras duas vagas da penúltima etapa seriam definidas em repescagem entre os segundos colocados dos grupos A e C e, ainda, entre o líder do C contra o vice-líder do B.
Na repescagem, o Leão do Sul contou com um “hat-trick” (três gols na mesma partida) do jogador Nivaldo para derrotar o vice-líder do grupo C, o Palmeiras da Quadra, pelo placar de 3 a 0, e garantir-se na semifinal.
A tradicional competição máster, exclusiva para atletas a partir de 50 anos, é organizada por Cesário Mota Filho, o Cesário Tatu, em parceria com o Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
Na 14ª edição do Zé Leiteiro, as equipes campeã e vice receberão troféus que levam o nome do patrono da competição. A organização também entregará medalhas aos jogadores das duas melhores equipes, além de distribuí-las para o artilheiro e o goleiro menos vazados.