Da redação
Neste ano, a prefeitura está aplicando reajuste de 3,23% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). De acordo com a Secretaria da Fazenda e Finanças, os 55.973 carnês – que devem ser entregues até este dia 15 – têm somente o reajuste inflacionário.
Essa atualização, conforme a secretaria, não contém nenhum aumento. A pasta explica que o índice representa o número oficial da inflação no Brasil, em relação ao ano passado, e ocorre de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mês a mês pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O reajuste deste ano ficou abaixo do praticado em 2019, quando o Executivo atualizou o IPTU em 4,05% em relação ao valor praticado no ano anterior. Na ocasião, a correção também se referiu à inflação medida pelo IPCA.
O vencimento da parcela única, com 10% de desconto para o pagamento a vista, será no dia 15. Caso o contribuinte opte por parcelar o imposto em até dez vezes, o pagamento da primeira parcela poderá ser feito também até o dia 15.
Já o dia 15 de abril será o vencimento para quem optar pelo pagamento a vista com 5% de desconto. O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil e nas demais instituições bancárias, inclusive on-line, ou nas casas lotéricas.
Os contribuintes que não receberem o carnê podem emitir a segunda via pelo site www.tatui.sp.gov.br, clicando no link “segunda via de IPTU/ ISS Taxas”, opção IPTU, e digitando o número da inscrição, que se encontra na capa do carnê de IPTU do ano passado.
A prefeitura ressalta que os dados do cadastro precisam estar atualizados para a emissão pela internet. Caso contrário, o contribuinte deve comparecer ao Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da prefeitura, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h.