Da reportagem
A Secretaria de Mobilidade Urbana deve lançará nova ferramenta de gestão de vagas ainda neste mês. Trata-se do aplicativo “Estaciona Tatuí”, desenvolvido por alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” em parceria com a prefeitura.
A afirmação é do secretário da Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva, dada na sexta-feira, 6. Segundo ele, as configurações do sistema foram finalizadas e, agora, a pasta trabalha para definir os últimos detalhes do lançamento.
“Já definimos as ruas em que vai funcionar. O sistema está pronto e acredito que, dentro de dez dias, no máximo, já iniciamos as orientações aos motoristas para que eles saibam como baixar o aplicativo”, antecipou.
Segundo Xavier, agentes serão capacitados para prestar informações à população e a secretaria ainda está estudando uma parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí, para ajudar os motoristas.
Xavier explicou que o “Estaciona Tatuí” servirá para gerenciar as vagas de estacionamento da região central. A função principal do sistema é controlar o tempo de uso das vagas e ajudar o motorista a localizar onde estacionou o carro cadastrado no aplicativo.
No início, seis ruas terão o estacionamento de veículos reservado para motoristas cadastrados no aplicativo. A delimitação abrange a rua do Cruzeiro (da rua 15 de Novembro até a 11 de Agosto), rua 15 de Novembro (rua do Cruzeiro até o largo do Mercado), rua 11 de Agosto (rua do Cruzeiro até a rua 7 de Abril), rua Prudente de Moraes (largo do Mercado até a rua 7 de Abril), rua 7 de Abril (rua 11 até a Prudente) e largo do Mercado (rua 15 até a Prudente).
Conforme o secretário, o aplicativo funciona em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, sem a necessidade de se fazer instalação no celular, via “QR Code”, facilitando o uso.
As formas de funcionamento dos sistemas de gestão foram apresentadas no dia 12 de dezembro do ano passado no paço municipal, e, na próxima semana, agentes de trânsito receberão treinamento com os desenvolvedores do dispositivo.
Xavier afirmou que mais detalhes sobre o funcionamento do programa devem ser definidos e divulgados em breve. Ela ainda apontou que outro aplicativo está sendo desenvolvido para
ajudar os munícipes no trânsito e na mobilidade urbana.
A outra ferramenta criada pela Fatec será destinada aos usuários de ônibus urbanos. O aplicativo disponibilizará os horários das linhas, além de opções para sugestões e reclamações.