Da redação
O Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí promove nesta quarta-feira, 4, às 19h, o encontro “Formação de Atores: O Papel das Instituições de Ensino no Percurso dos Novos Intérpretes de Teatro”.
O evento será realizado no Salão “Villa-Lobos”, à rua São Bento, 415, centro, com participação de Joaquim Gama, coordenador da SP Escola de Teatro, e Margarida Torres, docente do curso de teatro da Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal). As atividades são gratuitas e abertas aos alunos do Conservatório e ao público em geral.
De acordo com material divulgado pela assessoria de comunicação, o encontro visa debater sobre as questões relacionadas ao teatro e as consequências dessa formação no percurso profissional de novos atores.
Gama é pós-doutorado e teve o projeto de pesquisa “Diálogos curriculares a caminho da construção de uma proposta de ensino para o teatro na educação básica” aprovado pela Escola de Comunicação e Arte, Departamento de Artes Cênicas – ECA/USP, sob a supervisão da professora e doutora Elizabeth Silva Lopes, entre 2015 e 2017.
Também é doutor em artes, no programa Artes Cênicas, área de concentração pedagogia do teatro, pela ECA/USP (2010). Mestre em artes pela ECA/USP (2000) e especialista em teatro dança pela ECA/USP (1992).
Graduou-se pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, licenciado em artes cênicas (1984). Coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco (desde 2010).
Também foi professor convidado ECA/USP nas disciplinas jogos teatrais, teatro e educação e pedagogia e processos de criação (nos anos de 2001, 2010 e entre 2013 e 2015).
Atualmente, desenvolve pesquisas na área da educação e arte, abrangendo os temas pedagogia do teatro, jogo teatral, leitura da obra de arte e processo de criação.
Margarida é formada em teatro atores pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, especializada em expressão dramática e criação teatral na educação (esmae/ese), mestrada em sociologia da educação pelo ISCTE e doutorada em história contemporânea com a tese “Percursos do Teatro Universitário em Portugal (1974/1994)”, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Desde 2000, é docente na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde tem lecionado disciplinas na área da expressão dramátic e/teatro, em várias licenciaturas e mestrados. Também é investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (Portugal).