Mais
    Início Esportes Federação ‘aposta’ na cidade para desenvolver basquete no interior

    Federação ‘aposta’ na cidade para desenvolver basquete no interior

    Evento promoveu partida em homenagem ao astro da NBA Kobe Bryant

    Membros da FPB, autoridades e equipe tatuiana durante apresentação da Copa São Paulo Adulta Masculina (foto: Eduardo Domingues)
    Da reportagem

    A FPB (Federação Paulista de Basketball) “aposta” em Tatuí para ser um dos polos desenvolvedores da modalidade no interior do estado. A afirmação é do presidente da entidade, Enyo Dauros Lepos Correia, dada a O Progresso após a cerimônia de apresentação da Copa São Paulo Adulta Masculina.

    O evento comemorativo aconteceu na tarde de sábado, 29 de fevereiro, na Associação Atlética XI de Agosto. Além de Correia, a cerimônia teve a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo e do diretor municipal do Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko, representando o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

    Também estiveram na solenidade: a vice-presidente da FPB, Natália Burian; o presidente da AABT (Associação dos Amigos do Basquete de Tatuí) e secretário municipal da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior; o presidente da Associação Atlética XI de Agosto, Evandro Mantegazza Moreira; e o presidente da Liga Desportiva Paulista, Anderson Zara.

    Ainda marcaram presença o ex-prefeito e assessor parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, o chefe de gabinete do Executivo, Christian Pereira de Camargo, e o secretário municipal do Governo, Miguel Ângelo de Campos, além de dirigentes, atletas e técnicos das equipes da Copa São Paulo.

    Durante a cerimônia, Correia destacou a importância da competição, criada pela FPB, em conjunto com os clubes participantes, “para oportunizar a extensão da vida útil do atleta, dando a chance de eles permanecerem jogando durante os dois semestres”.

    Além da oportunidade aos jogadores, o presidente da entidade afirmou que a Copa São Paulo irá gerar uma “reação em cadeia”. Segundo ele, o torneio auxiliará os processos formativos de jovens atletas de cada município que “possui o time profissional como espelho, para que eles almejem alcançar chegar no alto rendimento na modalidade”.

    A O Progresso, Correia explicou o motivo de a cidade ter sido escolhida como sede da abertura da Copa São Paulo: “A FPB está apostando em equipes e municípios com comprometimento e profissionalismo, situações benéficas ao desenvolvimento do esporte, como é o caso de Tatuí”.

    “Para nós, é muito importante abraçar Tatuí nesse primeiro momento. Desejamos que a cidade tenha mais força e solidez e, assim, possa contribuir com desenvolvimento do esporte”, declarou o presidente da FPB.

    A prefeita Maria José disse ser uma honra receber a abertura da Copa São Paulo e assegurou que a prefeitura sempre será parceira em projetos do basquete. “Nosso sonho segue adiante com novos objetivos e ações”, apontou.

    Já Cardoso relembrou as dificuldades que enfrentara para promover a modalidade no município desde a década de 1990. Amante do basquete, ele revelou que viajava com os filhos para ver os jogos dos atletas que competirão no município. “Hoje, o basquete de Tatuí já é muito maior do que nós imaginávamos”, defendeu Cardoso.

    Durante a cerimônia, o ginásio de esportes recebeu amistoso entre os times de base do XI de Agosto/AABT/Tatuí e da LSB/Flex/PMS, de Sorocaba. Posteriormente, houve duas apresentações de dança antes do início e no intervalo do “jogo das estrelas”.

    A primeira edição da Copa São Paulo contará com a participação de seis equipes: XI de Agosto/AABT/Tatuí; Memorial/Fupes/Santos; LSB/Flex/PMS, de Sorocaba; Basquete/Garça; Conti Cola/Assis Basket; e Basquete/Unifae/São João da Boa Vista.

    Mascote da equipe (foto: Eduardo Domingues)

    Cada equipe da competição foi representada pelos respectivos atletas no jogo principal do evento, homenageando o astro da NBA (National Basketball Association, a liga norte-americana de basquete) Kobe Bryant e a filha dele, Gianna Bryant, mortos em acidente de helicóptero no dia 26 de janeiro, na Califórnia (EUA).

    As seleções levaram os nomes de Kobe Bryant e Mamba. “Black Mamba” era o apelido do jogador, remetendo à mamba negra, uma das cobras mais venenosas do continente africano e conhecida por ter ataque rápido e letal.

    Pela equipe Kobe Bryant, jogaram: Thiago e Cauê, da equipe de Santos; Taddei e Drudi, de Tatuí; Eugênio e Nonato, de Garça; Jow e Loroh, ambos de Assis; e Eric, de Sorocaba. Eles foram comandados pelos técnicos Julio Malfi, de Tatuí, Sidnei Oliveira, de Santos, e Lucas Maciel, de Sorocaba.

    Já o time Mamba contou com os treinadores Marco Antônio Moraes, de Garça, Márcio Augusto Dias Kanthack, de Assis, e Paulo Renor Rosa Júnior, de São João da Boa Vista, sendo representado por: Ranieri e César, de Assis; Vitor e Samuel, de Garça; Chupeta e Radamés, de Tatuí; Castelon e Felipe, de Sorocaba; e Rafael e Alexandre, de Santos.

    O Mamba levou a melhor no primeiro e no segundo quatros, por 23 a 20 e 27 a 22, respectivamente. Contudo, o time Kobe Bryant conseguiu reverter a desvantagem, ganhando o terceiro quatro por 19 a 16 e o último, por 33 a 19, conquistando a vitória no jogo das estrelas por 94 a 85.

    As disputas da Copa São Paulo começam oficialmente neste sábado, 7. A estreia do XI de Agosto/AABT/Tatuí na competição acontecerá “em casa”, no XI de Agosto, dia 19, uma quinta-feira.

    O primeiro adversário da equipe local será o Santos, às 19h30. Na sequência, o time tatuiano jogará sete dias depois, às 19h30, em Sorocaba, contra a LSB/Flex/PMS.

    Quatro confrontos estão previstos em abril: dia 4, um sábado, às 17h, em São João da Boa Vista, contra a equipe local; dia 16, quinta-feira, às 19h30, em Tatuí, contra a Conti Cola/Assis Basket; dia 24, sábado, às 17h, em Garça, contra a equipe da casa; e dia 30, quinta-feira, às 19h30, em Tatuí, contra a LSB/Flex/PMS.

    O confronto seguinte será no dia 7 de maio, uma quinta-feira, às 20h30, contra o Memorial/Fupes/Santos, em Santos. Duas semanas depois, dia 21, às 19h30, o time tatuiano voltará a jogar fora de casa, diante de Assis.

    Após dois jogos fora, o XI de Agosto/AABT/Tatuí conclui a fase inicial com duas partidas no ginásio do XI de Agosto: contra o Basquete/Unifae/São João da Boa Vista, dia 28 de maio, quinta-feira, às 19h30; e diante de Garça, dia 6 de junho, sábado, às 17h.

    As equipes jogarão entre si, em turno e returno, sendo que as quatro com os melhores aproveitamentos serão classificadas à fase “final four”. A agremiação campeã conquistará uma vaga ao Paulista da Divisão Especial Série A-1.

    A Copa São Paulo dá início à segunda temporada da equipe profissional do XI de Agosto/AABT/Tatuí e será utilizada como preparação para a disputa do Paulista da Divisão Especial Série A-1. O time local já está garantido na elite do basquete paulista, por conta da conquista do título invicto do Campeonato de Acesso – 2019.