Dr. Jorge Sidnei Rodrigues da Costa – Cremesp 34.708 *
Quem é o ácaro?
Há mais de seis décadas que a poeira domiciliar tem sido reconhecida como a causa mais importante de rinite alérgica e da asma. A poeira é formada por uma mistura de várias substâncias, tais como fibras, fungos (mofos), resíduos (escamas) de pele humana e de animais, bactérias, restos de alimentos, e outras pequenas partículas que ficam suspensas no ar.
Pelas observações, se demonstra que o ácaro (Dermatophagoides pteronyssinus), que vive misturado na poeira domiciliar, é o responsável e a maior causa de alergias respiratórias, como a rinite a asma brônquica.
Nome científico
O nome biológico do ácaro da poeira domiciliar é o Dermatophagoides pteronyssinus. Outras espécies também comuns em nosso meio e tão potencialmente alergenos são o Dermatophagoides farinae e a Blomia tropicalis.
Características
O ácaro é de cor esbranquiçada, semitransparente, tem comprimento de aproximadamente uma ponta de alfinete, sendo invisível a olho nu, havendo a necessidade do uso de microscópio eletrônico para visualizá-lo bem.
A forma adulta tem oito patas e seu aspecto é de corpo não segmentado e mais relacionado com os artrópodos, semelhante a carrapato. O ácaro se alimenta de fungos (mofo) e de restos (escamas) da camada superficial da pele humana e dos animais.
A própria vítima, ou seja, o homem é o fornecedor do alimento ao ácaro. Sabe-se que uma pessoa troca a camada escamosa da pele na proporção de cinco gramas por semana, e essas escamas fornecem a parte principal da poeira doméstica, da qual o ácaro se alimenta.
Habitat preferido
O acúmulo de escamas no colchão, tapetes, travesseiros, e carpetes dão aos ácaros seus alimentos, e estes locais dão a eles um habitat apropriado, no que se refere a umidade e aquecimento, melhor do que conseguiriam em ambiente aberto. Portanto, recomendamos, em primeiro lugar, que se revista o colchão e o travesseiro com courvin em tapeceiro.
Espécies
Entre as diversas espécies de ácaros presentes no mundo, os Dermatophagoides Pteronyssinus, os Dermatophagoides Farinae e as Blomia tropicalis são os ácaros domiciliares mais comuns, universalmente conhecidos e os grandes inimigos dos pacientes que têm rinite alérgica ou asma brônquica.
Fonte: arquivos próprios
* Especialista em pediatria pela AMB (Associação Médica Brasileira) e SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e membro da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia). Médico pediatra e responsável pela Alergoclin Cevac – Clínica de Vacinação Humana.